Publicidade
Sexta-feira, 29/03/2024
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Mães Famosas

Saiba como as famosas lidam com as etapas da gestação, sintomas, cuidados e dicas de beleza. Entrevistas feitas especialmente para as leitoras de Filhos&Cia. Por Marcela França

Entrevista com Babi Xavier

Atriz, modelo, apresentadora e cantora Babi Xavier agora também é mãe e daquelas bem cuidadosas. Babi criou um ritual para cuidar da pele durante a gravidez, com os cremes que trouxe de Nova York, Mustela e Lansinoh. Ela usa pós-banho, pré-treino e antes de dormir.

A futura mamãe conta aos risos que no Rio de Janeiro não dá para esquecer nem do protetor solar que para ela é o fator 30 e conta que esses cuidados são essenciais e indispensáveis nesta fase.

Ela ainda falou sobre alimentação, diminuiu a cafeína, toma iogurte todos os dias e passou a tomar 2 colheres de sopa de óleo de coco, de manhã e à noite, junto com cápsulas de Ômega 3.

E explicou que o óleo de coco dá uma super força ao intestino (tudo de bom!) e o Ômega 3 ajuda a aumentar o QI do bebê em até 28% com relação às mães que não o usam em sua dieta (não é que ela está bem informada?).

O tratamento ortomolecular também faz parte de uma das mudanças da cantora na gestação, incluindo mineralograma, para que nada falte no organismo e nada fique sobrando também, comenta Babi.

“Recomendo o uso de passiflora para amenizar os altos e baixos de risadas e choros que as ondas hormonais provocam, não tive enjoos, mas em compensação meus desejos foram por tomates refogados como nos restaurantes, além de mamão com limão e mel”. Simples, né?! Dei sorte de não ter aqueles desejos estranhos e fora de hora, Ou melhor, meu marido deu sorte! Relata a futura mamãe aos risos…

Filhos&Cia: Quais cuidados tem tido com a estética?

Babi Xavier: Existe um complexo vitamínico para gestantes chamado de Extra Preventive, que tem absolutamente tudo que uma grávida deve tomar para defender o seu bebê. Comecei a fazer uso dele poucos meses antes de engravidar, de tão preparada que queria estar!

Para o corpo e disposição geral, comecei com caminhadas bem levinhas até os 3 meses e, depois disso, passei a fazer musculação 3X por semana (o treino inclui 20 minutos de esteira, com trabalho cardíaco monitorado de até 140 bpm, e 40 minutos de musculação, alongando no final). Quando não é dia de academia, vale uma caminhada (com o aparelho monitor dos batimentos) de 40/50 minutos com o maridão.

Para distrair a cabeça e pela atenção dispersa, estou lendo 5 livros ao mesmo tempo: 2 sobre gravidez, uma biografia e dois livros de contos/cartas tirados de fatos reais, nada fictício. Se interessar os nomes, posso passá-los.

Estou escolhendo os filmes que assisto no DVD ou no cinema, nada que me deixe muito abalada ou impressionada. Só coisas leves para esquecer dos desconfortos físicos.

Diminui TODOS os saltos altos. Quero conforto e maior equilíbrio. E nada de roupas apertadas ou de tecidos mais rígidos. Tem muita bata e vestido lindo na moda!

Filhos&Cia: O que mudou quando descobriu que estava grávida?

Babi Xavier: Como a gravidez foi planejada, eu fazia, de vez em quando, um teste de farmácia aqui, outro ali… . E em abril estava trabalhando em Los Angeles e comecei a sentir algumas mudanças, mas não me dei conta de que era realmente, e enfim, chegou a minha hora tão esperada! Depois de me estranhar por 1 semana, voltei para o Brasil, lembrei que podia estar grávida e corri para uma farmácia a noite… foi quando a ficha caiu, tudo aconteceu! Foi uma comemoração de uma longa espera por vários fatores, trabalho, momento de vida e maturidade, união amorosa com validade de uma vida inteira…

Nos primeiros 3 meses, médicos me diziam para não contar para ninguém. Imagina a minha aflição! Só a família, meu treinador e médicos souberam. Depois que pude contar, mas ainda não tinha barriga, foi um alívio. Com a barriga evidente, é mais ainda!
Passei a medir melhor o quê fazer para me poupar e o quê resolver logo para não ter que me preocupar quando a Cinthia nascer.

Do que estou falando? De TUDO. Não quero ter uma multa de trânsito sequer restando a pagar! Risos…

As contas já estão em débito automático. Tudo que eu uso de cosméticos, xampus, desodorante, maquiagem, perfume… .
já tenho para 6 meses após o nascimento da Cinthia. Não quero ter que sair só para comprar aquele filtro solar que eu gosto. Quero ficar disponível para minha princesinha Cinthia e para o Felipe (é Claro) sair para as coisas boas, passeios e também para o hortifruti! (Risos)

Filhos&Cia: Qual tem sido o momento mais complicado na gestação (enjoo, inchaço, mal-estar, azia)?

Babi Xavier: Só tive muito sono e irritação (mas a passiflora tomou conta disso…!). O apetite abriu e me dei certos direitos até a última semana (26 semanas), mas agora o lance é regular, fechar a boca, escolher muito bem o que comer e beber. Dá-lhe frutas, verduras e legumes!

Drenagem é fundamental! A gente incha, mesmo! Todas as glândulas, células estão trabalhando de forma diferente, se ganha peso, e o inchaço é uma reação natural do corpo. Faço de 2 a 3X por semana e, nos meses finais, quando não estiver mais à vontade para dirigir no calor, farei em casa. O importante é não faltar às sessões.

Quanto ao inchaço cuido com a drenagem e tirei o sal da comida em casa para equilibrar com o sal que comemos na comida dos eventuais restaurantes. O mal-estar para dormir começa quando a bexiga não aguenta mais tempo e as idas ao banheiro são mais frequentes, várias vezes na madrugada. Enjoo e azia, não tive. Que bom né!

Filhos&Cia: Você se teve um corpo bem ótimo, se preocupou com a estética neste período gestacional ou em sua opinião na gravidez tudo é permissível?

Babi Xavier: Não me liberei para loucuras alimentares, nem para o sedentarismo. Não faria isso em momento algum da minha vida, pois o corpo sofre. De ruim e inevitável, basta o stress da vida moderna.

Filhos&Cia: Com certeza a chegada de um filho, muda toda nossa vida, como tem sido sua rotina neste período de gravidez?

Babi Xavier: Estou namorando MUUUITO e curtindo os momentos a dois com meu marido. Quero aproveitar! Não vamos a lugares muito cheios. O ritmo de trabalho diminuiu bastante porque não poderei fazer mais viagens de avião a partir do sétimo mês, então não posso marcar viagens para eventos que adoro apresentar e não pude fazer a participação na novela Rebelde, da Rede Record, para a qual fui chamada, em maio, mas assim que for liberada pela minha médica e estabelecer uma rotina com a Cinthia, estarei de volta. E com tudo!

Filhos&Cia: Como está sendo a experiência de mãe de primeira viagem?

Babi Xavier: Ser mãe já tem sido ser maravilhoso e creio que vai ficar melhor ainda, mas que é assustador da primeira vez, isto é fato. Olha, conselhos ou dicas, tenho, sim, mas não sei se agradam a todas…

Às vezes, me pego ficando calada diante de absurdos que ouço, comentários e histórias amedrontadoras, diante da falta de… digamos “ética” que as pessoas tem em geral com a grávida, recitando para ela tudo o que não pode fazer, seja no avião, seja na rua, no elevador.

As pessoas não são do seu convívio íntimo, mas tem conselhos e conhecimentos que elas assumem que você, grávida, não tem. “Sabia que grávida não pode comer isso, nem beber aquilo?”  “Não pode se abaixar ao chão! O que está fazendo!?” “Sua barriga está gigante/ sua barriga está tão pequena “…Tem coisas mais ‘punk’ que não vou citar aqui, risos…

Filhos&Cia: Deixe um conselho ou dica você daria para as mamães leitoras do Portal Filhos & Cia?

Babi Xavier: Meu conselho, para as mamães do Filhos e Cia, é que você escolha poucas pessoas, além de seu médico de confiança, claro, para perguntar tudo e esclarecer suas dúvidas. Não dê ouvidos às “proibições”, a não ser que seja do SEU médico (não o da amiga), ou da SUA mãe, se ela for ‘moderna de cabeça’ e esclarecida. Tem muitas novidades de tratamentos, roupas, produtos no mercado, mas cuidado para não sair comprando e usando tudo, porque não precisa. Tenha consciência de que existe um mercado para gestantes com novidades revolucionárias e muita coisa desnecessária, só para o consumismo, mesmo.

Se possível faça a coleta das células-tronco na hora do parto. Contrate o serviço, estude-o antecipadamente (Guarde dinheiro para isso, pois tem as anuidades). Vale a pena deixar esse material disponível para o seu filho. A saúde dele e a sua além da garantia de fazer tudo que pode e que está na mão da medicina de hoje.

Converse muito com o seu marido antes, durante e depois da gravidez sobre como é esse processo primitivo, louco e divino chamado “gerar”. Por mais que cresça a sua barriga, você deve lembrá-lo dos hormônios incontroláveis, da gravidez em si como agente limitador de suas atividades, e não esquecer de que… ISSO VAI PASSAR.

Ele deve participar ao máximo! Aliás, essa já deveria ser uma condição para ser pai: querer e devo participar. Numa boa, querer ter um filho com um homem porque ele é um gostosão ou um provedor nato não te garante um excelente pai, que é tudo que seu filho desejará e precisará pelo resto da vida. Conheço muita, mais muita gente, homens e mulheres, cuja figura paterna é indefinida, ausente, frustrante. Se esses pais pudessem ter se preparado antes, quanto sofrimento seria evitado!

Ah, e quando você estiver lutando com todas as suas forças para tentar viver normalmente, apesar da gravidez, e alguém lhe disser que você deve se sentir “plena” e que deve dormir muuuito enquanto o bebê não nasce; Dê um sorriso, e inclua essa pessoa em suas orações. Ela não sabe de NADA.

Um super beijo da Babi.

Toda Equipe do Portal Filhos&Cia deseja toda sorte, saúde e felicidade pra você, para o Felipe e claro para a pequena Cinthia, nesta nova e deliciosa etapa da vida!

Parabéns Mamãe!!!

Equipe Filhos & Cia
por Marcela França

Foto de Igor Rodriguez

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha