Publicidade
Terça-feira, 19/03/2024
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Gestantes

Esta seção vai ajudar as gestantes a entenderem melhor o milagre da gravidez

Como prevenir e tratar as câimbras durante a gravidez através dos alimentos

A câimbra é uma contração súbita, de curta duração, dolorosa e involuntária de um músculo ou grupamento muscular. Ocorre com maior frequência durante ou após atividades físicas intensas, mas também são comuns durante o repouso, como o sono.

A partir do segundo trimestre gestacional, muitas mulheres se queixam de câimbras nas pernas, pés e até mesmo nas costas. As causas não estão totalmente esclarecidas pela medicina. Possivelmente este desconforto durante a gestação é conseqüência da pressão exercida pelo peso do bebê na circulação sanguínea.

Sabe-se que alimentação também está envolvida no surgimento de câimbras. O aumento da demanda fetal por determinados nutrientes juntamente com uma dieta inadequada são os principais desencadeadores nutricionais das famosas câimbras.

Os estudos mostram que o desequilíbrio de magnésio e cálcio pode alterar a contração muscular. A baixa reserva pré-gestacional somado ao aumento das necessidades fetais e ao baixo consumo destes minerais pela mãe, reduzem as taxas de magnésio e cálcio no músculo.

Além do magnésio e do cálcio, outros micronutrientes igualmente estão envolvidos na contração muscular e devem estar presentes em quantidades adequadas na dieta materna. São eles o sódio, o potássio e as vitaminas B1 e B6.

Outro fator importante é a desidratação. É comum na gravidez devido azia, refluxo e sensação de empanzinamento muitas mulheres passam a beber líquidos com menor freqüência. A água participa diretamente do processo circulatório e da contração muscular sendo fundamental para prevenir as câimbras.

A seguir, algumas dicas para prevenir e tratar as câimbras.

  • Consuma diariamente alimentos ricos em cálcio, como castanhas, gergelim, sardinha, couve, couve-flor, brócolis e laticínios
  • Não ingira refrigerantes, pois são ricos em fósforo mineral que rouba o cálcio dentro do organismo
  • Consuma água de coco, laranja, maracujá, mamão e melão, são excelentes fonte de potássio
  • Use alimentos ricos em magnésio como cebola, salsa e gergelim, para incrementar as preparações
  • Consuma alimentos ricos em vitamina B6 como ovos, farinha de trigo integral e castanhas
  • Ingira alimentos ricos em vitamina B1, como farelo de trigo e carnes
  • Durma com os pés ligeiramente elevados para favorecer o retorno do sangue para o coração. Mudar de posição também ajuda, pois manter-se na mesma posição pode predispor as câimbras
  • Fortaleça os músculos e ative a circulação, praticando atividade física durante toda a gestação

Drª Isabel Jereissati
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e em Nutrição Materno-infantil

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha