Publicidade
Terça-feira, 19/03/2024
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 7 a 12 anos

As melhores dicas reunidas, desde a fase dos "porquês" até a pré-adolescência.

Conflito pais x adolescentes

O seu filho chegou à adolescência e aquela menina que ficava sempre com você ou não se importava que você escolhesse a roupa ou o menino que pedia a sua opinião agora cresceram e não pedem mais a sua opinião e começaram a ter vida própria. Todos ficam de cabelo em pé e não sabem como agir. Qualquer mudança exige ajustes dos dois lados. Ao mesmo tempo que os filhos adolescentes precisam de mais liberdade, os pais precisam entender que as crianças cresceram e têm outras necessidades.

Existem várias razões para as mudanças. Aqui vão as 3 principais:

• Hormônios: a mudança hormonal traz mudanças físicas e comportamentais. As meninas normalmente amadurecem dois anos antes que os meninos. Essas mudanças acarretam  mudanças bruscas de humor e alguns assuntos que não incomodavam agora passam a incomodar.

• Pensamento crítico: Os adolescentes passam a questionar tudo. O que era branco e preto agora não é mais. Além disso, eles ainda têm algumas fantasias da infância.

• Os pais passam a ser humanos: é verdade agora o pai e a mãe não são os heróis. Agora os adolescentes começam a perceber que os pais têm defeitos e falham. Para os pais também é difícil não serem mais vistos como heróis.

• Para essa fase, a melhor tática é uma disciplina firme e justa. O seu filho precisa sentir que você está sendo justo, precisa entender as consequências de uma decisão errada e precisa ser elogiado por uma decisão acertada. Chegou a hora dos pais não tomarem mais decisões pelos filhos. Na adolescência, o seu filho começa a assumir  as consequências do próprio comportamento e das decisões. Cabe aos pais orientar os filhos nas decisões, mas não devem decidir ou assumir a responsabilidade pelas decisões.

Betina Serson
Psicopedagoga

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha