Crianças de 7 a 12 anos
As melhores dicas reunidas, desde a fase dos "porquês" até a pré-adolescência.
Conheça mais sobre o evento “Conexão Segura”
Nossa colunista Drª Patrícia Peck Pinheiro é curadora de evento infantil sobre segurança virtual – Idealizadora do Movimento Criança Segura na Internet participa do “Conexão Segura”, que acontece no shopping Center Norte, em São Paulo.
Orientar crianças e adolescentes sobre o uso seguro da internet! Esse é o principal objetivo do “Conexão Segura”, evento que acontece entre os dias 6 e 13 de julho no shopping Center Norte, em São Paulo, e que conta com a curadoria da advogada especialista em Direito Digital e idealizadora do Movimento Criança Mais Segura na Internet, projeto do I-START – Instituto Internet no Estado da Arte – Patricia Peck Pinheiro.
No encontro, centenas de meninos e meninas poderão aprender brincando, em meio aos heróis e vilões de um espetáculo teatral, sobre as armadilhas e ameaças que existem no mundo virtual. “Temas como proteção da identidade digital, cuidados no uso de imagem, excesso de exposição de vida íntima e informação da família, exercício da liberdade de expressão com responsabilidade, cuidados com assédio, pedofilia e pirataria devem ser tratados no dia a dia da família. A iniciativa do Center Norte é importantíssima por trazer estes assuntos para o momento de convivência gerado pelas férias escolares, de forma lúdica, ensinando os jovens como se relacionar e agir no mundo digital de forma segura, ética e legal”, afirma Patricia Peck Pinheiro.
Para a advogada, que é também autora do livro “Direito Digital”, é papel de levar informações sobre a navegação segura às crianças e adolescentes. “Instituições públicas e privadas que queiram dialogar com o novo perfil de jovem cidadão, mais conectado, deve apoiar o processo de formação do mesmo, para que este se torne um consumidor consciente da era digital”, destaca Peck.
A atração é gratuita e fica em cartaz de 6 a 31 de julho, das 14h às 20h. O endereço do shopping é Travessa Casalbuono, 120 – Vila Guilherme.
O Movimento Criança Mais Segura na Internet, que inspirou o Conexão Segura, tem como foco oferecer as bases para a formação da responsabilidade social digital. A ideia é favorecer a proteção integral dos direitos da criança e do adolescente, principalmente em novas mídias, já que o uso de redes sociais no Brasil é recorde, especialmente por essa faixa de público. Para atingir este objetivo, o Movimento “Criança Mais Segura na Internet” busca a reunião de entidades e corporações que viabilizem a disseminação dos conceitos para o uso ético, seguro e legal das ferramentas tecnológicas, que possam levar informações sobre as leis vigentes e dicas para prevenção. O Selo Criança Mais Segura foi criado para empresas parceiras engajadas na proteção das crianças e jovens na internet poderão exibi-lo em seus sites e portais. O Selo será um atestado de compromisso com o Movimento. Hoje, o movimento busca mantenedores para viabilizar os projetos de 2011, como o de distribuir um material em áudio para deficientes visuais navegarem com segurança. Entre as escolas que apóiam todo o trabalho da Dra. Patricia Peck Pinheiro, estão: Fundação Bradesco, Dante Alighieri, Bandeirantes e Grupo de Colégios Jesuítas.
Artigos Relacionados
- Pais
- De uma mãe que trabalha para uma mãe dona de casa
- Resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais com roupagem atual
- Queijo de Iogurte
- Dicas preciosas para ajudar no início da amamentação
- Como prevenir e tratar as câimbras durante a gravidez através dos alimentos
- Como o bebê aprende
- A Educação Infantil não é um sofrimento para as crianças pequenas é o alicerce da vida adulta
- Waffle
- O nascimento de um bebê com deficiência
- Filho com necessidades especiais: escola x família
- Conflito pais x adolescentes
- Atividades extracurriculares
- O estresse infantil
- Bases para um diálogo com jovens