Publicidade
Segunda-feira, 25/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 2 a 6 anos

As melhores dicas de desenvolvimento, saúde, educação, comportamento e entretenimento para os pequenos.

O ciúme da criança durante uma nova gestação

Depois que engravidei do meu segundo filho, o mais velho mudou seu comportamento. Está agressivo e arredio. Criança tem ciúmes?

E como! O ciúme faz parte da natureza humana, e com certeza o mais velho está passando por isso. Se normalmente temos dificuldade em dividir qualquer coisa, imagine para uma criança o que significa dividir o carinho e atenção de seu pai ou de sua mãe.

Para minimizar isso, deve-se tomar alguns cuidados, desde o início da gestação. Se houver alterações a fazer na vida do irmão mais velho, deve-se fazê-las antes ou bem depois do nascimento. Por exemplo, a ida para a escola, a mudança da pessoa que vai tomar conta dele, de cama, de quarto, e outras providências. Tudo para que ele não associe as mudanças a perdas devidas ao nascimento do irmão.

É muito saudável também permitir ao mais velho que exponha seus sentimentos e que os vivencie, dentro das possibilidades de sua idade. Deve-se facilitar que os sentimentos negativos sejam explicitados, por exemplo dizendo: “eu sei que é difícil para você dividir as atenções com seu irmão”. Mesmo que ele negue estar enciumado!

A forma como a criança vai manifestar o ciúme varia muito. Desde a negação, até a mais comum, que é a regressão. A criança volta a se comportar como bebê, perde o controle já adquirido da urina ou fezes, e assim por diante. O melhor a fazer é respeitar esta fase, e mostrar à criança que ela continua amada, mesmo se comportando assim. Porém às vezes o mais velho pode agir com agressividade, e então cuidados devem ser tomados para que ele não machuque o mais novo. Como por exemplo, não os deixando sozinhos nunca. É claro que este comportamento tem de ser contido e evitado, mas sem agressividade.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha