Publicidade
Quarta-feira, 20/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 2 a 6 anos

As melhores dicas de desenvolvimento, saúde, educação, comportamento e entretenimento para os pequenos.

Mentir para a criança?

Toda vez que saio de casa, meu filho chora, berra, se agarra em mim e faz um escândalo! Por isso passei a sair escondida dele. Será que estou agindo certo?

Não, não está. A criança precisa ser educada às claras, sem atitudes escondidas. É preciso enfrentar a crise de choro, despedindo-se da criança e explicando que você voltará depois. Ela vai chorar durante alguns dias e depois se acostumará. É muito pior a sensação de estar sendo enganada e traída, que ela sente quando percebe a saída escondida.

A criança chora muito quando vamos ao pediatra. Assim, no dia da consulta eu minto que vamos passear e só conto a verdade na última hora. Também está errado?

Claro! Agindo assim você deixa de educar seu filho e ele perde a confiança em você. Nunca minta para ele. Pode ser mais difícil no início, mas vale a pena depois.

Aliás, o choro durante a consulta médica é uma regra, na idade entre oito meses a dois anos. As poucas exceções apenas servem para confirmá-la. E este choro é praticamente inevitável, não há nada que os pais ou o médico possam fazer. Somente com o passar do tempo e a aproximação dos dois anos, as coisas começam a melhorar, e o diálogo entre a criança e o médico se torna possível.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha