Publicidade
Segunda-feira, 25/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 2 a 6 anos

As melhores dicas de desenvolvimento, saúde, educação, comportamento e entretenimento para os pequenos.

Birra – a criança chora até perder o fôlego

Meu filho quando contrariado por qualquer motivo, chora até perder o fôlego (variações: se joga no chão, ou bate a cabeça na parede, ou vomita).

Após uma boa avaliação pediátrica, com raras exceções, o diagnóstico é: manha, birra, falta de educação. A criança rapidamente aprende que qualquer das alternativas citadas acima é um evento dramático, que incomoda e provoca grandes reações nos adultos.

Por mais difícil que possa parecer, este tipo de comportamento deve ser ignorado, pois quanto mais valorizado for, mais vai acontecer. Brigar, bater, gritar só vai reforçar o gesto dela.

Arme-se de toda a sua paciência, e finja que não está vendo o que está acontecendo. É claro que a segurança da criança deve ser garantida. Por exemplo, se ela vomita, fique atento para que ela não se engasgue ou sufoque, mas não faça drama. Limpe-a, sem falar nada, como se aquilo não tivesse a menor importância. E tente desviar a atenção para outra atividade permitida.

Demora um certo tempo, ela vai tentar outras vezes, mas quando perceber que o truque não funciona mais, vai deixar de fazê-lo. É como na televisão: programa que não dá audiência, sai do ar rapidinho…

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha