Bebês até 1 ano
Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!
Meu bebê dorme muito – Sua pele está descamando
Meu bebê dorme muito. Isto é normal?
Os recém-nascidos passam a maior parte do tempo dormindo e isto é absolutamente normal. Entretanto alguns necessitam ser acordados a intervalos regulares (de 3/3 horas) para mamar, mesmo durante a noite, caso contrário não ganham peso.
A melhor forma de acordar o bebê é tirar toda sua roupa, a pretexto de trocá-lo. Desta forma eles despertam bem e mamam melhor.
A pele está “descamando” – os problemas de pele.
A descamação da pele é muito freqüente, principalmente nos bebês que nascem no tempo certo. E como se houvesse uma troca de pele. Devido a sua grande sensibilidade outros problemas podem ocorrer. Entre os mais comuns estão as irritações, também chamadas “brotoejas”, pequenos caroços vermelhos que podem aparecer em várias partes do corpo. Também é freqüente a miliária, pequenas bolinhas amareladas, de consistência dura e que se localizam no nariz e rosto, como se fossem “espinhas”. Ambas dispensam tratamento, na maioria dos casos.
Já o impetigo é uma infecção da pele. Formam-se bolhas amareladas que se rompem com facilidade e vão se espalhando, se não forem tratadas. O tratamento geralmente inclui sabonete anti-séptico e pomadas à base de antibióticos.
São também muito comuns as chamadas manchas mongólicas. São manchas arroxeadas ou azuladas, de tons e tamanhos variáveis que aparecem na região do final da coluna e das nádegas. Não têm nenhum significado especial e geralmente desaparecem nos primeiros anos de vida.
É bastante comum que os bebê apresentem “caspas”, que são chamadas de dermatite seborreica. Seu aparecimento pode estar relacionado a predisposição individual mais a ação de fatores irritantes locais. Deve-se evitar o uso de shampoos ou sabonetes muito perfumados e as vezes é necessário o uso de medicamentos (shampoos, soluções ou cremes) para resolver o problema.
São freqüentes ainda as manchas vermelho-vinhosas, os hemangiomas. Há vários tipos de hemangiomas, mas todos eles são originados por malformações congênitas dos vasos sangüíneos do local. É importante dizer que não estão relacionados com nada de errado que possa ocorrer durante a gravidez, como por exemplo a ingestão ou não de qualquer alimento. A verdadeira causa é desconhecida. Podem ocorrer em qualquer gestação, em qualquer pessoa.
Os hemangiomas são comuns, e dependendo do tipo chegam a 50 % dos bebês. Os do tipo plano, na região da nuca, são os mais freqüentes. O sólidos, altos, em revelo, são menos comuns. Geralmente aguarda-se uma involução, que pode ocorrer nos primeiros meses de vida. Se isto não ocorrer ou se a lesão começar a crescer e incomodar, ou se houver traumas ou sangramentos no local, pode ser necessário um tratamento. Existem vários tipos de tratamentos com medicamentos, cirurgia, radioterapia e outros métodos físicos, dependendo do caso. O especialista leva em consideração a ocorrência em áreas mais sensíveis, como a genital, na hora de definir o tratamento.
O prognóstico dos hemangiomas depende de seu tipo e também de sua localização.
Artigos Relacionados
- Pais
- De uma mãe que trabalha para uma mãe dona de casa
- Resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais com roupagem atual
- Queijo de Iogurte
- Dicas preciosas para ajudar no início da amamentação
- Como prevenir e tratar as câimbras durante a gravidez através dos alimentos
- Como o bebê aprende
- A Educação Infantil não é um sofrimento para as crianças pequenas é o alicerce da vida adulta
- Waffle
- O nascimento de um bebê com deficiência
- Filho com necessidades especiais: escola x família
- Conflito pais x adolescentes
- Atividades extracurriculares
- O estresse infantil
- Bases para um diálogo com jovens