Publicidade
Domingo, 17/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Gestantes

Esta seção vai ajudar as gestantes a entenderem melhor o milagre da gravidez

Dicas sobre alimentação, exercício e repouso na gravidez

Hoje o Portal Filhos&Cia dá dicas de como ter mais chances para engravidar. Já falamos em outro artigo sobre planejamento, que é algo fundamental para quem quer receber a chegada do seu herdeiro.

Para o casal que deseja engravidar é importante estar com a saúde em dia, por isso, o primeiro passo é procurar um médico ginecologista e obstetra, para que ele acompanhe  exames de análises clínicas e de imagem.

A incompatibilidade sanguínea é algo preocupante, não tanto na primeira gestação, mas nas demais. Esse tipo de problema pode ser evitado através de exames laboratoriais extremamente simples para confirmar o tipo sanguíneo de acordo com os sistemas ABO e RH e verificar se não existem anticorpos presentes no sangue da mulher contra o sistema RH. A atividade física é importantíssima em qualquer fase da vida e, neste caso,  é indispensável começando devagar e sempre.

Para a mulher é essencial conhecer seu ciclo menstrual e as alterações que seu corpo mostra neste período. O ciclo feminino dura em média 28 dias, dividindo-se em duas etapas, o antes e o depois da ovulação.

Devemos considerar que a primeira fase do ciclo é diferente em cada mulher, em alguns casos algumas diferenças acontecem na mesma pessoa de um mês para outro, variando em média de 10 a 20 dias.

Fique atenta, pois, geralmente, o óvulo começa a ficar preparado para ser fertilizado pelo espermatozóide a partir do sétimo dia. Normalmente entre o sétimo e décimo primeiro dia o revestimento do útero começa a ficar mais espesso, esperando pelo óvulo fertilizado.

Já no décimo quarto dia (em um ciclo de 28 dias) os hormônios fazem com que o óvulo seja liberado em um processo chamado ovulação, o óvulo desce pelo tubo de falópio até o útero. Caso o espermatozóide encontre com o óvulo ele se pregará no revestimento do útero e a mulher ficará grávida.

O óvulo não sendo fertilizado, ele é destruído, alguns dias depois, os níveis hormonais baixam,  ocorrendo a menstruação.

No capítulo “O dia-a-dia de um importante período de nossas vidas”, do Livro Da Gestação à amamentação, os autores Marcos Renato, Vitória Pamplona e Tomaz Pinheiro dão dicas  sobre exercícios, alimentação e repouso na gravidez

Alimentação
• Não é necessário comer por dois. Durante a gravidez há modificações no corpo da mulher de tal forma que seu organismo aproveita melhor os nutrientes dos alimentos.
• Se não lhe foi recomendada nenhuma dieta específica: consuma livremente carnes magras, frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leite e seus derivados (queijo, coalhada, iogurte); consuma moderadamente massas, doces, gorduras, frituras e procure não consumir refrigerantes e enlatados;
• Beba bastante água, principalmente entre as refeições.

Exercícios
• Devem ser moderados:  caminhar em horas frescas ou nadar, a não ser que esteja com algum problema e tenha sido contra-indicado;
• Evite se possível, ficar muitas horas em uma mesma posição, seja em pé ou sentada.

Repouso
• Procure repousar e dormir de acordo com a necessidade de seu organismo.

Equipe Filhos & Cia
por Marcela França

Colaboração: Dr. Marcos Renato, Vitória Pamplona e Tomaz Pinheiro da Costa – Conteúdo do livro: Da Gravidez à amamentação “O dia-a-dia de um importante período de nossas vidas”

Posts relacionados: Saiba como planejar uma excelente gravidez

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha