Publicidade
Sabado, 23/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 2 a 6 anos

As melhores dicas de desenvolvimento, saúde, educação, comportamento e entretenimento para os pequenos.

Qual é o papel dos pais nas tarefas de casa dos seus filhos?

A tarefa de casa é um complemento didático para o bom desenvolvimento das aulas. Porém, entre a tarefa de casa e a aula que o professor está desenvolvendo, não podem existir divergências.

As tarefas indicam as dificuldades e facilidades que os alunos estão apresentando, e mostram ao professor o que precisam fazer para sanar as dificuldades de seus alunos. No entanto, deve-se destacar que os professores devem valorizá-las e não dar apenas um visto como ocorre com certa freqüência nas escolas públicas.

Pais e mães perguntem aos seus filhos se os professores dão atenção à realização das tarefas de casa. E caso isto não esteja ocorrendo, converse, mas cuidado: não cobrem! Por meio da tarefa de casa, os pais podem entrar em contato com o trabalho realizado na sala de aula, sendo, por isso, um excelente meio de interação entre família e escola.

Um fator importante é que vocês, pais, não façam, de jeito nenhum, a tarefa para as crianças, isto é de responsabilidade delas. As crianças muitas vezes fazem birra e acabam não fazendo a tarefa. E vocês, senhores pais, muitas vezes, por não terem paciência ou até mesmo tempo, comportam-se de maneira autoritária, chantageando, e até mesmo usando de violência. Esse tipo de comportamento não ajuda as crianças a entenderem da tarefa e ainda corre-se o risco de torná-las irresponsáveis. Isto não é a maneira mais correta de educar um filho! As crianças precisam entender, de fato, que a tarefa é um complemento da escola e não algo que deve ser motivo de chantagem.

Na vida, temos que adquirir responsabilidades deste cedo e a tarefa de casa é apenas uma delas. Orientar, ajudar, ou até mesmo explicar quando os filhos estão com dificuldade é correto, agora, fazer por elas, não!

Seria interessante se os pais estipulassem horários e local adequados para estudo, sem deixar de cuidar para que o local seja agradável: arejado, limpo e iluminado. A organização do dia da criança é importante para que ela adquira hábitos de planejamento para toda a sua vida, isso é um dos fatores de sucesso quando adultas.

Estes são os papéis dos pais na tarefa de casa dos seus filhos, o que, como se viu, exige paciência, tempo e, principalmente, reflexão sobre a importância desse momento para a vida adulta.

Dra. Vanda Cristina Moro Minini
Pedagoga

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha