Publicidade
Domingo, 17/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Ser mãe

Espaço para mamães, gestantes e futuras mamães. Ser mãe é uma dádiva, seja seu filho de sangue, de coração ou apenas um doce desejo! Confira dicas.

Educação! A alma do saber

Todo o conhecimento passa a ser construído a partir de informações. Não fossem basicamente a inteligência, o sonho, a curiosidade, a necessidade, a competência, a disciplina, a civilidade, o hominídeo (ancestral cenozoico plioceno humano) teria marcado passo na sua sobrevivência baseada apenas nos seus instintos mamíferos, e não teria dado os passos além que desenvolveram a humanidade e construíram a civilização.

Os países que não investem na educação estão financiando a ignorância (que tem um custo muito maior que a construção de conhecimentos). O maior entrave para o progresso é o analfabetismo, o segundo é o analfabetismo funcional.

A educação é uma das maiores competências para a saúde, o trabalho, a cidadania e o progresso de um país. Por isso, cito três eloquentes exemplos: Coreia do Sul, Finlândia e Japão. Na coreia do sul é onde estão os melhores alunos do mundo. Não são superdotados, mas têm o melhor ensino básico do planeta.

O karaokê é só um dos recursos educativos. Na sala de aula, tudo estimula e leva ao aprendizado. São oito horas por dia na escola, sem ser estressante. Todos têm notas acima de oito. O segredo é nunca permitir que o aluno passe um dia sem entender a lição. Os professores precisam ter curso superior e são atualizados e avaliados a cada dois anos.

Se o aluno não aprende, o professor é reprovado. Tudo isso num país que, nos anos 50, estava destruído por uma guerra civil que o dividiu ao meio, deixou um milhão de mortos e a maior parte da população na miséria. Um em cada três coreanos era analfabeto. Hoje, oito em cada dez chegam à universidade. A Coreia do Sul está em 12º no ranking do PIB, pelo Fundo Monetário Internacional.

Há 50 anos por sua vez, era um país relativamente pequeno, periférico, agrário e pobre, hoje é uma das maiores economias competitivas no mundo, com um dos mais baixos índices de desigualdade social, impulsionada pela educação.

Bons professores e alto nível de exigência são indicadores de sucesso em educação nesse país, que tem o sistema educacional considerado o melhor do mundo, sendo ele três vezes campeão do Programa Internacional de Avaliação por Aluno (PISA), a mais abrangente avaliação internacional de educação, feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No Japão um dos objetivos centrais do sistema educacional é o de produzir cidadãos confiantes em si mesmos para uma nação pacífica e democrática, que respeitem os direitos humanos e amem a verdade e a paz. A lei dá ênfase à importância do conhecimento político e da tolerância religiosa no desenvolvimento de cidadãos sadios, mas proíbe de maneira específica qualquer ligação entre os partidos políticos ou religiões e a educação.

As cidades de Hiroshima e Nagasaki foram totalmente destruídas em agosto de 1945, por duas bombas atômicas, fazendo com que o Japão, devastado, se rendesse em seguida aos seus vencedores. A alta qualidade da educação foi um fator chave para a recuperação do acelerado crescimento nas décadas seguintes ao final da Segunda Guerra Mundial.

Tal progresso levou o país a ocupar o posto de segunda maior economia do planeta.

Já no Brasil todos sabem que o Programa Internacional para Avaliação de Estudantes, PISA, nos coloca em 53º lugar numa lista de 65 países.  A avaliação do ensino em Leitura, Matemática e Ciências é, portanto, vergonhosa para nós. Como se vê, temos muito que fazer para progredir em Educação no Brasil.

É nossa obrigação com a humanidade preparar uma geração para o mundo que estamos a lhe deixar. Então, mãos à obra. Pais, Educadores e toda a sociedade devem ser também praticantes da Alta Performance! Eduquemos nossos filhos para seu próprio futuro.

Dr. Içami Tiba
Psiquiatra, educador, consultor de família e palestrante. Escritor dos livros “Pais e Educadores de Alta Performance”, “Quem Ama, Educa!” e mais 28 livros

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha