Publicidade
Quarta-feira, 08/01/2025
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Gestantes

Esta seção vai ajudar as gestantes a entenderem melhor o milagre da gravidez

Inchaço nos pés durante a gravidez

Sabemos que é normal os pés ficarem inchados durante a gestação. Este edema é causado por retenção de líquido, comum neste período, não só os pés podem sofrer com estes edemas, mas também nas pernas e mãos podem aparecer os inchaços, lembrando que nem sempre estas partes são afetadas.

No período da gravidez o corpo produz cerca de 50% mais fluidos do corpo, para suprir as necessidades do bebê no organismo. O inchaço é causado pelo sangue e fluidos a mais, produzido pelo corpo.

Até 80% das gestantes saudáveis retêm fluidos corporais nos últimos meses da gravidez, sendo mais comum aparecer partir do quinto ou sexto mês em diante. O líquido acumulado provoca inchaço. Que normalmente desaparece após períodos de repouso e podem aparecer novamente de forma gradativa durante o dia.

Como identificar

O edema é visível, quando a pele é pressionada é formada uma depressão, espécie de um buraco que desaparece gradualmente.

Tratamentos

Há quem diga que é algo paliativo, mas especialistas afirmam que o escalda-pés é um tratamento muito funcional e eficaz.

Colocar os pés de molho em água morna e sal grosso, não só alivia só inchaço e desconforto dos pés, mas também ameniza a dor do corpo, causando uma sensação de bem-estar. O sal grosso aprofunda o calor do organismo, absorvendo todo o frio do corpo, além de aliviar as dores na região lombar, algo frequente em mulheres grávidas. Mas atenção! Caso você mamãe tenha problemas de varizes, a água tem que ser fria para não dilatar ainda mais os vasos.
Além do sal grosso, outra opção é colocar algumas ervas como camomila e alecrim que além de aromatizar o ambiente, tem o poder acalmar e estimular a circulação sanguínea. O tempo estimado é controlado pela temperatura da água, que enquanto estiver morna está surgindo efeito.

Deslizar os pés encima de uma bolinha média ou também em uma bacia com água morna, acrescente bolinhas de gude, pode aliviar o inchaço e a proporcionar uma sensação de relaxamento.

Durante o verão é mais comum que os pés fiquem mais inchados, pois com o calor o sangue circula mais lentamente, fazendo com que o corpo retenha mais líquido.

O inchaço pode aumentar quando a gestante estiver acima do peso ou quando está grávida de gêmeos, pois o útero fica mais pesado dificultando a circulação.

Outro fator que pode influenciar o problema é o número de filhos que a mãe pode ter, além de mulheres que engravidam de meio de métodos artificiais, pela quantidade de hormônios ingeridos.

Conheça algumas dicas de como amenizar este problema:

  • Elevar as pernas ao se sentar;
  • Ao deitar, coloque um travesseiro em baixo da panturrilha;
  • Fazer caminhadas e nadar, também auxilia a circulação;
  • Além da hidroginástica;
  • Usar meias elásticas apropriadas contribui bastante.

É importante que o seu médico seja informado e auxilie no controle do inchaço, pois este é um dos sintomas da pré-eclâmpsia. Embora na maioria dos casos dispense preocupações, informe seu médico!

Equipe Filhos & Cia
por Marcela França

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha