Publicidade
Domingo, 17/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças na cozinha

Cozinhe com seus filhos, é divertido e muito gostoso!

Queijo caseiro

O queijo faz parte da nossa alimentação desde que somos muito pequenos. É um alimento rico em nutrientes que precisamos desde bebês até a terceira idade.

O queijo surgiu do contato do leite com as temperaturas mais baixas do verão. As cabras, vacas e ovelhas produziam leite na primavera para alimentar os filhotes, mas a sobra desse leite azedava por falta de armazenamento. Isto ocorreu antes do surgimento das geladeiras. Após muita observação notou-se que o leite formava uma pasta grossa e com sabor e foi assim que surgiu o queijo. Hoje ele é industrializado e tem vários sabores e tipos.

Antes de fazer o queijo em casa, vá até o supermercado com o seu filho e veja quantos tipos de queijo existem e experimente alguns. Observe com o seu filho a reação química da massa quando você colocar vinagre ou suco de limão.

Ingredientes:

  • ¼ de leite (sem ser desnatado);
  • 3 a 5 colheres de sopa de suco de limão ou vinagre (depende qual o saber você preferir no queijo);
  • 1 pitada de salvia picada ou manjericão para temperar (opcional);
  • 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo:
Em uma panela grande aqueça o leite. Quando começar a ferver retire do fogo. Se quiser coloque uma pitada de sal. Adicione o vinagre ou o suco de limão e vá mexendo. Mexe suavemente por mais ou menos 5 minutos. Deixe a massa descansar por 20 a 30 minutos. Com uma toalha para queijo (pode ser encontrada em lojas de cozinha) ou uma toalha de papel bem grossa esprema o soro do queijo em uma tigela. Se preferir amarre com um elástico para pressionar bem. Depois de algum tempo desembrulhe e embrulhe novamente em outra toalha de papel para fazer um pouco mais de pressão para que a massa perca mais soro. Você poderá sentir quando a massa estiver sem soro. Misture um pouco de salvia ou manjericão e esta pronto o seu queijo.

Bom apetite!

Betina Serson
Psicopedagoga

 

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha