Publicidade
Segunda-feira, 25/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Sem categoria

O que pode ou não ser usado durante a gestação, segundo a dermatologista.

Grávidas e obstetras freqüentemente têm muitas dúvidas quanto ao que pode ou não ser usado nesta fase tão delicada. Vale frisar as questões mais preocupantes:

  • Tinturas e reflexos podem continuar a serem usados, sabe-se que os produtos modernos não contem nada que possa prejudicar o feto. De qualquer modo, o obstetra-ginecologista é que deve dar a palavra final, sendo sempre consultado para autorizar este tipo de procedimento.
  • Alisamentos, permanentes, escovas progressivas podem ser adiadas para evitar qualquer transtorno, já que algumas grávidas enjoam, sentem-se mal com odores fortes e necessidade de ficarem sentadas por longo tempo. Porém não estão proibidos, já que os ativos usados não são especialmente prejudiciais. São desaconselhados quaisquer procedimentos deste tipo que nunca tenham sido experimentados antes, para evitar possíveis reações alérgicas.
  • Ácido retinóico, um produto muito usado pelos dermatologistas para refinar, revitalizar, clarear a pele não poderá ser usado durante a gestação. Se a gravidez for descoberta após alguns meses, quando a mulher já estava usando o ácido, não há problema nenhum, já que nunca houve nenhum relato de dano causado pelo uso externo, apenas deve-se logicamente suspender o uso. Esta precaução é devida a ação prejudicial que os retinóicos via oral podem causar ao feto. e para maior cuidado, evita-se também o uso local.

  • Ácidos suaves, como o glicólico, AHA, ácidos de frutas podem continuar a ser usados sem problemas. Hidroquinona, desde que já usado anteriormente para evitar reações alérgicas de primeira vez para quem não está acostumada com este tradicional clareador.
  • Bronzeamento artificial com camas de ultravioletas estão proibidas, devido à grande facilidade para o aparecimento de manchas escuras tanto no rosto como no corpo. Já os autobronzeadores em cremes e sprays estão liberados!
  • Depilações podem continuar normalmente. Evite-se a cera no rosto, devido à chance de manchas especialmente no buço! Os pelos existentes podem ser retirados sem perigo com pinças.
  • Saltos altos não estão proibidos para as mais treinadas, mas podem ser prejudiciais para as que não têm prática ou usam muito pouco. Equilibre o uso do salto com períodos de descanso em casa usando pouco ou nenhum salto.
  • Saunas serão permitidas a não ser que haja recomendação contrária do obstetra para cada caso.

Ligia Kogos
Dermatologista

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha