Bebês até 1 ano
Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!
Doenças mais comuns na infância
Para que a criança tenha um bom desenvolvimento físico e mental, é fundamental que se tenha boas condições de saúde nos primeiros anos de vida. Mas infelizmente, existem algumas doenças que acometem a maior parte da população, durante a infância.
Conheça as doenças mais comuns nos primeiros anos de vida das crianças e seus sintomas:
• Gastroenterite – É a Inflamação do estômago e do intestino, causada por toxinas bacterianas que contaminam os alimentos, mais conhecida como intoxicação alimentar. Está associada a um grupo de distúrbios cujos sintomas são: perda de apetite, náuseas, vômitos, diarreia leve a intensa, cólicas e o desconforto abdominal. Podendo adquiri-la por vírus ou bactérias.
• Gripes e Resfriados – As infecções das vias aéreas superiores são as infecções mais comuns na infância, principalmente nas crianças que frequentam berçários e creches. Geralmente as crianças apresentam quadro de coriza, febre (1 a 3 dias), falta de apetite e discreta prostração. Pode chegar a inflamar a garganta e os ouvidos, porém o quadro é benigno, com resolução espontânea em 4 a 6 dias. Principais sintomas: Dor de garganta, dores de cabeça e musculares, febre alta, espirros e tosse.
• Rubéola – Espirros, tosse seca, dor de garganta, irritação dos olhos, corrimento nasal, febre não muito alta.
• Sarampo - É uma doença infecciosa, altamente contagiosa. Sintomas, febre alta, corrimento nasal, dor de garganta, aumento dos gânglios do pescoço e da nuca, pele com placas ásperas avermelhadas.
• Catapora – Uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus. Sintomas: Cansaço, dor de cabeça, febre alta, erupção cutânea que começa no tronco espalhando-se rapidamente para o rosto, braços e pernas da criança.
• Amigdalite – É uma inflamação na garganta bem comum nas crianças com os sintomas de febre muito alta, dor de garganta ao engolir, dores de ouvido e musculares, dor de cabeça, diminuição do apetite, náuseas e vômitos, dor no pescoço, vermelhidão na garganta com ou sem pontos de pus.
Equipe Filhos & Cia
por Marcela França
Artigos Relacionados
- Pais
- De uma mãe que trabalha para uma mãe dona de casa
- Resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais com roupagem atual
- Queijo de Iogurte
- Dicas preciosas para ajudar no início da amamentação
- Como prevenir e tratar as câimbras durante a gravidez através dos alimentos
- Como o bebê aprende
- A Educação Infantil não é um sofrimento para as crianças pequenas é o alicerce da vida adulta
- Waffle
- O nascimento de um bebê com deficiência
- Filho com necessidades especiais: escola x família
- Conflito pais x adolescentes
- Atividades extracurriculares
- O estresse infantil
- Bases para um diálogo com jovens