Publicidade
Sabado, 23/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 2 a 6 anos

As melhores dicas de desenvolvimento, saúde, educação, comportamento e entretenimento para os pequenos.

A gagueira tem cura?

Falta de informação e preconceito são as maiores barreiras enfrentada pelos gagos.

A gagueira é uma disfunção crônica da fala que não tem cura, mas pode ser controlada. Atualmente a gagueira atinge dois milhões de brasileiros e cerca de dez milhões passam por um período de gagueira. Nos Estados Unidos, o número é ainda maior, chegando a três milhões de pessoas.

Alguns especialistas explicam que a gagueira não esta relacionada a problemas psicológicos, como muitas pessoas pensam. Em quase 80% dos casos a origem dessa disfunção é genética e relacionada a problemas neurológicos. A pessoa nasce com a possibilidade de desenvolver o distúrbio da gagueira.

Quando o problema é detectado ainda na infância e com intervenção precoce, alguns especialistas acreditam que a gagueira possa ser curada. Para os mais velhos as novidades que surgem, a cada dia, no tratamento para gagueira e os avanços nessa área dão esperança de cura, para quem vive com este mal.

A ajuda da família é essencial para quem sofre com esse problema e é importante que pais, professores e responsáveis observem se a criança apresenta algum tipo de característica desta doença. Caso elas apresentem algum sinal, vão aí algumas dicas importantes para os pais:

  • Fale mais devagar;
  • Fale mais claramente;
  • Fale em frases curtas, de tempo pra essa criança responde;
  • Não fique pressionando e procurem uma terapia (se for o caso).

A gagueira, de acordo com estudiosos, é um problema milenar e várias personalidades que marcaram a história sofreram com essa disfunção. Personalidades como Moisés (Bíblia), Wiston Churchill, James Earl Jones e até Marilyn Monroe.

Equipe Filhos & Cia
por Marcela França

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha