Publicidade
Segunda-feira, 25/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 2 a 6 anos

As melhores dicas de desenvolvimento, saúde, educação, comportamento e entretenimento para os pequenos.

Incentivo à leitura

As férias de julho e o frio já chegaram. Nada melhor do que se aconchegar no sofá com um chocolate quente e ler com o seu filho.

A leitura cria um vínculo muito especial, desenvolve a criatividade e poderá ajudá-lo no desempenho escolar de muitas maneiras. Não é necessário que você possua uma biblioteca cheia de livros. Basta que ele tenha acesso a jornais, revistas, histórias em quadrinhos e tudo que contenha palavras e de margem a discussões.

O número de bibliotecas e livrarias cresceu muito em todo o Brasil. Nas bibliotecas, assim como nas livrarias, além de você obter ajuda na hora de escolher os livros, você também encontrara um espaço para se aconchegar e ler junto com o seu filho.

Em casa, você poderá ler em voz alta e apontar algumas palavras para ajudar o seu filho em fase de alfabetização a fazer a ligação entre a grafia e o som das letras. Pare no meio da leitura e pergunte ao seu filho o que vira na próxima página, peça que ele de um final diferente, pergunte como ele se sente em determinadas situações apresentadas na história.

As notícias de jornais e revistas também dão boas discussões, além de tratarem de assuntos atuais.

Se você estiver longe de casa por algum motivo, como trabalho ou uma viagem, tente manter este hábito mesmo que seja curto como um torpedo. Você não precisa estar presente para ser lembrado. Faça uso da tecnologia para estar perto dos seus filhos mesmo quando estiver viajando ou trabalhando até tarde. Mande torpedos para o seu filho. Aqui estão algumas frases que você pode usar: “Te amo”, “Tenha um ótimo dia”, “Como foi de almoço?”, “Estou torcendo por você”, “Faça uma boa prova”, etc. De asas a sua imaginação e comece a se conectar com o seu filho.

Na correria do dia a dia, quando você sai cedo demais e retorna muito tarde e não consegue ver seu filho acordado, continue mantendo esse hábito! Escreva bilhetes e coloque na mochila, na porta da geladeira, no espelho do banheiro. Acredite! Pequenos mimos fazem a diferença.

Não se esqueça que o mais importante é aproveitar todos os momentos para criar bons vínculos.

Betina Serson
Psicopedagoga

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha