Publicidade
Sexta-feira, 15/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 2 a 6 anos

As melhores dicas de desenvolvimento, saúde, educação, comportamento e entretenimento para os pequenos.

Dicas de como preparar seu filho para o primeiro dia de aula

Quem disse que o primeiro dia de aula é difícil apenas para os pequenos? Muitos pais, principalmente as mães, sofrem neste momento.  A separação, seja ela por algumas horas, é algo que precisa ser trabalhado “psicologicamente” falando.

Para algumas crianças, o momento de ir para a escola pela primeira vez pode ter sentido de abandono e se tornar um momento traumático.

Segundo especialistas, a presença do pai ou da mãe dentro do ambiente escolar é importante nos primeiro dias, ainda que seja por alguns minutos.

Algumas escolas fazem um trabalho de preparação com os alunos. São cinco dias com brincadeiras lúdicas para estabelecerem vínculos entre aluno/professor e com período reduzido, para então darem início ao ensino pedagógico. Este é um momento de desafio para os pais, professores e criança.

É um mundo novo para a criança, um momento único. São professores, amigos novos, ambientes diferentes e tudo isso pode gerar certa ansiedade, algo que não é nada positivo. Para amenizar essa ansiedade é importante que os pais façam uma preparação para esse dia tão atípico na vida da criança, como por exemplo, a compra do material escolar. Levar a criança para escolher a mochila, os cadernos a lancheira e os lápis, entre tantos outros objetos, pode ajudar a criança a se entusiasmar e criar bons anseios para o inicio das aulas. Conversar sobre o que ela vai encontrar na escola, também contribui bastante.

Converse com seu filho(a), e pergunte a ele como foram seus primeiro dias de escola, as amizades que conquistou ou que aprendeu.

Mas se depois de tudo isso, na porta da escola ele bater o pé, abrir um berreiro, e se negar a entrar, seja irredutível! Por mais difícil que seja, por mais apertado que fique o coração, porque se você abrir mão no primeiro dia, não será diferente nos outros. Os pequenos precisam aprender desde cedo, que ir a escola é fundamental.

Este é um processo natural de amadurecimento e crescimento da criança e é importante que ela seja preparada para ir para escola com segurança, calma e sem agitação ou ansiedade embora esteja vivendo um momento novo em sua vida.

Equipe Filhos & Cia
por Marcela França

 

 

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha