Publicidade
Segunda-feira, 25/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

Como guardar e usar o leite materno

Pode-se guardar leite materno para usar depois? Sim, existem várias situações em que a mãe necessita sair e pode tirar e guardar o leite para usá-lo posteriormente.

A mãe que vai trabalhar ou estudar após o período de licença-gestante deve preparar-se com antecedência para retirar e guardar seu leite.

Quando iniciar: esta coleta deve começar ainda no período neonatal. Assim, quando voltar a trabalhar a mãe já terá uma boa quantidade guardada!

Quando tirar:  após as mamadas ou então no intervalo entre elas.

Aonde tirar: a retirada pode ser feita em qualquer lugar. Em casa, no trabalho ou na escola, desde que haja boas condições de higiene. Mentalizar a criança mamando, antes de começar a retirada, facilita a saída do leite.

Que recipiente usar: para a coleta, usar um recipiente limpo, bem lavado, de boca ampla. Um copo ou caneca, por exemplo. Para o armazenamento o recipiente deve possuir tampa que fique bem fechada. Por exemplo, recipientes de vidro ou de plástico (tipo “Tupperware-MR”).

Como tirar: pode ser usada a técnica com 2 mãos ou com uma só mão. Antes de iniciar a retirada a mãe deve estimular as mamas passando as mãos sobre elas, “alisando-as”.

Duas técnicas podem ser utilizadas:

Com 2 mãos = A técnica consiste em envolver o seio com as duas mãos e num movimento de ordenha, começando pela base, junto ao tórax, trazer as mãos até o bico.

Com uma só mão =  a mãe deve colocar o polegar e o indicador em pinça, na região de transição entre a aréola (região mais escura) e o restante da mama. Apertando e soltando de forma ritmada obtém-se a saída de leite.

O segredo para o sucesso desta técnica é achar o local exato que deve ser apertado. Se os dedos forem colocados em cima da aréola ou do mamilo, a manobra causará dor e não haverá saída de leite.  E se os dedos forem colocados muito acima da região de transição, também não haverá saída de leite.

Onde conservar e prazos de validade

O leite materno dura aproximadamente:

- 8 a 10 horas à temperatura ambiente
- 24 a 48 horas na geladeira
- 2 semanas até 2 meses no congelador
- 6 meses no freezer (com porta separada da geladeira)

Não esqueça de identificar o recipiente que você está armazenando, anotando em uma etiqueta data e horário da retirada.

Como usar: o leite deve ser descongelado em “banho-maria”, não devendo ser utilizado o forno de microondas.
Para administrá-lo usar um copinho de bordas grossas (ou uma xícara, por exemplo), seringa ou colher. Lembre-se: nunca use mamadeira ou chuca!

O método todo pode parecer um tanto trabalhoso, mas o resultado vale a pena! Afinal, com a amamentação, você e seu bebê só tem a ganhar.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha