Publicidade
Domingo, 17/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 2 a 6 anos

As melhores dicas de desenvolvimento, saúde, educação, comportamento e entretenimento para os pequenos.

Brincadeiras de criança, como é bom!

Há algumas décadas não existiam muitos brinquedos, as crianças que quisessem se divertir tinham que usar a própria criatividade. As brincadeiras mais desejadas para as crianças eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, esconde-esconde, entre outras… A diversão e a criatividade, andavam juntas e faziam parte do cotidiano de qualquer criança.

Hoje são poucas as crianças que conhecem essas brincadeiras, a tecnologia transformou o mundo deles e trouxe a tona brinquedos que não exigem criatividade, muito menos esforço.

Para que você reviva junto com seu filho, bons tempos da sua infância é fácil, é só ensinar à ele as brincadeiras vividas antigamente.

Vão aí algumas dicas de como brincar com os filhos e ao mesmo tempo reviver um passado cheio de emoção e aventura, sem gastar quase nada:

A brincadeira das Cinco Marias – é preciso achar 5 pedrinhas de mesmo tamanho ou até mesmo saquinhos feitos com arroz ou areia. Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas, depois com a mesma mão jogue para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça isso até ter pegado todas. Na segunda rodada ao invés de pegar uma por vez, pegue duas. Na terceira rodada você pega três ao mesmo tempo e na última rodada você pega todas de uma vez só.

Quem não gostava de brincar de Roda – forme uma roda e cante cantigas antigas, como pau no gato, ciranda-cirandinha, a canoa virou, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.

Escravos de Jó – Duas pessoas cantam a música (escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põem, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá). Cada um com uma pedrinha ou um bombom na mão e vai seguindo o que diz a música.

A tão famosa Amarelinha -  faça um risco no chão e numere de 1 a 10, no ultimo faça um arco representando o céu. Pule com um pé só dentro de cada quadrado, sem errar.

Batata quente – As pessoas ficam em círculo e alguém fica de fora. Passem uma bola bem rápida de mão em mão e quem estiver fora diz: “batata quente, quente, quente, queimou!”,

Esconde-esconde - Enquanto uma criança conta até dez com os olhos fechados, as outras vão se esconder. Depois ela vai procurar até descobrir o esconderijo de cada uma das outras crianças.

E pensando em sustentabilidade, podemos ensinar as crianças à confeccionarem brinquedos, com produtos recicláveis que muitas vezes sobram em casa como: garrafas pets podem virar carrinhos, sacolas de supermercados viram bandeirinhas, as tampinhas das garrafas pets, viram peças para o jogo de damas. Além da economia, colaboramos também com a natureza.

Equipe filhos & Cia
Por Marcela França

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha