Publicidade
Sabado, 23/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Gestantes

Esta seção vai ajudar as gestantes a entenderem melhor o milagre da gravidez

Atletas grávidas devem continuar ou não os treinos?

A prática de exercícios para gestantes ativas ou sedentárias, tem sido amplamente discutido. A cada dia são publicados novos estudos científicos. Apesar de haver muito a ser pesquisado e discutido já há um consenso que para a maioria das gestantes a prática de exercícios deve ser feita com intensidade leve à moderada e de pouco impacto.

Mas e as atletas?? Apesar das atletas terem uma condição física melhor que a maioria das mulheres da população podem correr os mesmos riscos, pois as alterações hormonais, cardiovasculares, metabólicas e neuromusculares ocorrem em qualquer gestante. No entanto, mulheres atletas resistem melhor ao esforço físico, e enquanto o aumento da barriga e as alterações posturais não atrapalham continuam a treinar e competir.

Aliás, há muitos anos atrás a gravidez foi usada como doping (forma ilícita para aumentar a performance física), pois há aumento da capacidade aeróbica durante a gravidez, devido ao aumento do aporte sanguíneo para suprir a necessidade do aumento do útero e feto.

Apesar disso, há necessidade de cuidados, como por exemplo as articulações que pelas as alterações hormonais, há frouxidão das articulações e ligamentos, por isso as atletas devem evitar mudanças de direção, arrancadas e freadas.

O ganho de peso, a frouxidão articular, as mudanças do centro de gravidade, promovem limitações e ineficiência nos movimentos e diminuição das habilidades na competição e aumenta o risco de lesões.

As atletas precisam dar atenção especial á hidratação e ter acompanhamento minucioso do obstetra.

Tanto as atletas como gestantes que realizam exercícios vigorosos têm aumento no risco de:

  • Lesões músculo-esqueléticas,
  • Complicações cardiovasculares,
  • Ameaça de aborto e trabalho de parto prematuro,
  • Hipoglicemia
  • Menor ganho de peso

Já os bebês podem nascer com baixo peso ou prematuros.

Drª Valéria Almeida
Professora de Educação Física

 

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha