Publicidade
Sexta-feira, 15/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

Qual a melhor posição para o meu bebê dormir ?

Ainda existem muitas dúvidas entre as mamães, em relação à melhor posição para a soneca do bebê.

Antigamente a maioria das mães, colocavam seus bebês para dormirem de bruços, mas hoje existem campanhas em todo o mundo, para a proibição desta prática. Um estudo realizado pelos médicos do Memorial Hospital de Rhode Island utilizou aparelhos de ultrassom, para examinar o diafragma, o músculo situado entre o peito e o abdômen que é essencial para a respiração. Os testes foram realizados em 16 bebês adormecidos.

Primeiro examinaram os bebês deitados sobre o abdômen, depois os bebês deitados de costas.

O resultado apontou que nos bebês deitados de bruços o diafragma era mais espesso e mais curto o ponto chave do ciclo de respiração, tornando o músculo mais fraco e menos eficiente. Implicando na maior habilidade para responder aos esforços respiratórios.

Por isso, segundo especialistas da Academia Americana, a melhor posição para o bebê dormir, é de supinação (deitado de barriga para cima), por prevenção da morte súbita.

Quanto à posição de bruços, existe uma grande relação entre a Síndrome da Morte Infantil Súbita (SMIS), também conhecida como a morte do berço.

Este assunto é alvo de muita atenção da America Academy of Pediatrics – AAP, que iniciou uma campanha de esclarecimento, inclusive nos Estado Unidos. Após essa campanha as mortes de bebês, haviam diminuído significativamente, o que reforçou a tese de que a posição de bruços (sobre o estômago) é um importante fator de risco. As maiores vítimas são bebês recém-nascidos até um ano de idade, atingindo mais meninos que meninas.

Quanto à sexualidade dos bebês, ainda tem causa desconhecida, mas a relação entre a posição prona ( de bruços) e a SMIS é muito forte para ser ignorada.

Apenas nos Estados Unidos constatou-se que a morte de bebês, caiu em 40% nos primeiros dois anos de campanha, onde as mães eram orientadas sobre a posição correta do bebê, durante o sono.

Segundo a APP, existem outras causas para a SMIS, que não podem ser destacadas como: a falta de um pré-natal adequado, mães que fumam  na gravidez ou após a o nascimento (fumante passivo), o calor ou frio em excesso, bebês prematuros ou com peso abaixo do normal, gravidez em adolescentes, dormir sobre colchões macios e irmãos que já tenham morrido em decorrência ao SMIS.

Uma coisa comum é vermos mães que colocam seus bebês para dormirem de lado, pelo medo de ele vir a vomitar durante o sono, mas também não é o ideal. É importante para o bebê, arrotar bem antes de ser colocado na cama. Fazer o bebê arrotar durante e depois de cada mamada, ajuda a evitar o refluxo gastresofágico e assim ter um bom soninho.

É certo que especialistas encontraram algumas evidências de que a posição ao dormir afeta a respiração, mas entendam que este pode não ser o único fator a causar a SMIS. Mas isto não deve preocupar as mães, principalmente as mães de primeira viagem, pois esta síndrome não ocorre com frequência alarmante e também não ocorre se os cuidados básicos forem tomados.

É indispensável que as mães tenham uma postura cuidadosa,  mas sem pânico, pois a tranquilidade no ambiente é um dos fatores básicos para o desenvolvimento do bebê.

Dicas para um sono tranquilo:

*Verificar sempre se o bebê está com as fraldas sequinhas, com alimentação adequada e a posição correta.
*É importante que a mãe alimente o bebê no peito, o quanto for possível, poi o leite de vaca piora a qualidade do sono.
*Um travesseiro adequado, com cerca de três centímetros de altura, seu uso é sempre recomendado, pois, ajuda a manter as vias aéreas livres.

Equipe Filhos&Cia.

Por Marcela França

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha