Publicidade
Domingo, 24/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Gestantes

Esta seção vai ajudar as gestantes a entenderem melhor o milagre da gravidez

Gravidez e Higiene Bucal

A gestante deve tomar cuidado para não desenvolver doenças periodontais (inflamações na gengiva) e cárie. Isso pode ocorrer pelas mudanças decorrentes da própria gravidez.

Deficiências nutricionais, altos níveis de estrógeno e progesterona, presença de placa bacteriana e outros fatores locais podem exacerbar os problemas de gengiva. Segundo estudo que acompanha mais de 2000 gestantes, quanto maior a região bucal afetada por doença periodontal, maior a chance de uma gestante ter um parto prematuro.

Já no caso da cárie, fatores como aumento da xerostomia – boca seca (maior tempo de sono), mudança da composição e frequência da dieta (muitas vezes rica em sacarose), acidez gastroesofágica (refluxo – vômito) e diminuição dos cuidados com higiene bucal, podem explicar o surgimento ou recidiva da doença.

Em ambos os casos cuidados com a dieta e controle de placa supervisionado pelo dentista são suficientes para evitar maiores problemas.

Utilização de Medicamentos em Paciente Gestante

Nos casos em que a gestante necessite usar medicamentos (anestésicos, analgésicos, antibióticos, psicofármacos, antieméticos, etc.) durante o atendimento odontológico ou mesmo em caso de urgências, o dentista saberá selecionar e indicar drogas específicas que não causem prejuízo para a gestante e seu futuro bebê.

Exame radiográfico durante a gestação

Alguns estudos demonstram que tomadas radiográficas de pré-adolescentes, adolescentes e gestantes podem aumentar o risco de nascimento de bebês de baixo peso (< 2,5kg). Por essa e outras razões evita-se ao máximo a exposição aos raios-X, exceto nos casos de extrema necessidade.

Vale lembrar que na tomada radiográfica dental somos expostos a quantidades pequenas e localizadas de radiação e que de modo geral não causam riscos à saúde quando utilizados os materiais de proteção (avental plumbífero, protetor de gônadas e tireóide, etc.

Dr. Márcio Franzese
Odontopediatra

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha