Bebês até 1 ano
Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!
10 Dicas para fotografar crianças
Fotografar criança é uma tarefa complicada, pois elas são muito espontâneas e brincalhonas quando não estamos olhando. Uma vez que temos o foco da lente nelas a tendência é a perda de naturalidade. É muito comum que a criança se feche e fique tímida e encabulada ao apontarmos a câmera para ela. Também muito comum, é a criança mais extrovertida exagerar movimentos e sair gritando e correndo.
Todos sabemos, o que faz a melhor foto é a naturalidade. Capturar esses momentos é difícil mas altamente gratificante quando conseguimos.
Minha irmã tem uma filhinha de 4 meses mas infelizmente mora fora do pais e para compartilhar do crescimento da minha sobrinha, fiz essa lista de 10 dicas para que ela pudesse aproveitar e criar um portfólio legal.
Hoje divido essas dicas com vocês para que possam tirar fotos maravilhosas em casa ou em qualquer outro lugar que estejam.
1 – Quanto mais simples melhor.
Tente deixar a criança bem confortável tanto no vestir quanto no ambiente que a cerca. Simplicidade é a palavra chave. Roupas simples, (camiseta e calça jeans) roupas que não saiam de moda, camisetas sem muita estampas exageradas, assim suas fotos durarão muito mais no porta retrato, pois não sairão de moda.
2 – Divirta-se no processo, inclua a criança na bagunça.
Incentive a criança a se distrair, brinque, pinte, pule na cama, de cambalhota, vale até se sujar. Desse modo, a criança se solta e você pode capturar momentos de pura descontração e felicidade. Afinal, não existe nada melhor do que o sorriso do seu filho/a!
3 – Mude o foco do olhar da criança para outras coisas, evite que ela olhe diretamente para a lente.
Tente fazer com que a criança não olhe diretamente para a câmera. Evite pedir um sorriso, não peça para que ela olhe para a câmera. Ao invés disso, peça para que o pai, ou a avó, ou até você mesma, chame a atenção dela para outras coisas. As fotos com o olhar desviado da lente transmitem muito mais do que a foto com um sorriso forçado.
4 – Use um brinquedo preferido.
Para ajudar na descontração dê a criança seu brinquedo favorito, uma bola ou até o celular. As crianças se soltam mais quando brincam com seus objetos favoritos. Não se preocupe em ter o brinquedo como parte da foto, o foco será sempre o rosto do seu filho.
5 – Converse com a criança solicite uma resposta dela, faça perguntas.
Converse de coisas do dia a dia, pergunte como foi a escola, o que leu ou aprendeu de novo. Enquanto conversa, deixe que ele escolha o lugar da casa que mais gosta de ficar. Acompanhe-o pela casa, continue conversando, descubra o que o fez feliz durante o dia. Clique as fotos enquanto ele te responde ou simplesmente presta atenção no que você diz.
6 – Desça ao nível da criança, ou tente uma perspectiva diferente.
Normalmente tiramos foto de pé. Experimente deitar no chão, colocar a câmera fotográfica no tapete e bater a foto por essa perspectiva. Fique do tamanho do seu filho e tire a foto.
7 – Não tenha medo de brincar com a composição.
Chegue mais perto. Mude o foco do corpo inteiro para focar no rosto, ou apenas no pé, mão, ou no bumbum com a fralda enquanto ele engatinha pela casa.
8 – Dê preferência para fotos ao ar livre.
Eu sempre digo, não ha luz melhor do que a luz natural, saia vá para o parque, fotografe perto da piscina, tente incluir lugares diferentes na composição das fotos. Muitas vezes quando saímos do nosso ambiente criamos oportunidades diferentes, em termos de luz, fundo e textura que a foto possa ter.
9 – Evite colocar o seu modelo sempre no meio da foto.
Brincar com a composição, usar uma arvore com as folhas caindo para servir de moldura, ou até mesmo tentar colocar o seu filho/a a esquerda do enquadramento aproveitando o fundo, pode ajudar a fazer fotos mais diferentes e bonitas.
10 – Use a luz a seu favor.
Calcule a quantidade de sombra e luz que vc quer no rosto da criança. As vezes a sombra ajuda a fazer uma foto mais rica em detalhes. Não tenha medo de brincar com o claro e escuro, de criar silhuetas, sempre ouse mais!
Tel.: (21) 9978.7727
Artigos Relacionados
- Pais
- De uma mãe que trabalha para uma mãe dona de casa
- Resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais com roupagem atual
- Queijo de Iogurte
- Dicas preciosas para ajudar no início da amamentação
- Como prevenir e tratar as câimbras durante a gravidez através dos alimentos
- Como o bebê aprende
- A Educação Infantil não é um sofrimento para as crianças pequenas é o alicerce da vida adulta
- Waffle
- O nascimento de um bebê com deficiência
- Filho com necessidades especiais: escola x família
- Conflito pais x adolescentes
- Atividades extracurriculares
- O estresse infantil
- Bases para um diálogo com jovens