Publicidade
Quarta-feira, 13/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 7 a 12 anos

As melhores dicas reunidas, desde a fase dos "porquês" até a pré-adolescência.

Problemas de visão prejudicam no aprendizado infantil

É preocupante o número de crianças que apresentam algum tipo de problema na visão. Doenças oftalmológicas não tratadas podem afetar o rendimento escolar infantil, por isso, é necessário que pais e professores fiquem atentos em diagnosticar qualquer problema, para garantir aos pequenos um futuro saudável.

Cerca de 57% das crianças com visão alterada se mostram desatentas, agitadas e têm dificuldade de aprender. É o que revela um estudo feito pelo Instituto Penido Burnier (Campinas, SP).

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia, afirma que 12% das crianças em idade escolar precisam usar óculos, entretanto, 80% nunca fizeram exame. Em entrevista ao jornal O Dia, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto alerta que o primeiro exame oftalmológico deve ser aos três anos. Em casos de pais míopes o teste deve ser antecipado para dois anos.

Um levantamento feito com 36 mil crianças entre três e oito anos mostrou que a visão se desenvolve até os sete anos de idade.
Especialistas dizem que é importante, logo após o nascimento, realizar o teste do olhinho, pois a falta de óculos pode levar ao estrabismo ou à ambliopia, que é o desenvolvimento desigual das vistas e a maior causa de cegueira infantil.

Segundo especialistas os problemas mais frequentes nas crianças são miopia (dificuldade de enxergar de longe) e hipermetropia (de perto). Ele diz que o tratamento para as doenças é feito com uso de óculos, além de exercícios para a vista. Em casos de ambliopia, é indicado que a criança deva usar tampão na vista saudável a fim estimular a que enxerga menos. Nem sempre criança não sabe expressar que não enxerga. Para aquelas que não sabem ler, são usados desenhos para identificar problemas.

Sintomas mais apresentados

- Até os dois anos: lacrimejamento constante, fotofobia, íris muito grande, com reflexo, cor acinzentada ou opaca, falta de interesse pelo ambiente e pessoas, olhos vermelhos e presença de secreção, fecha um dos olhos em locais ensolarados.

- De dois a sete anos: tomba a cabeça para um dos lados, dor de cabeça ou nos olhos frequentemente, assiste TV muito próximo ao aparelho, olhos desviados para o nariz ou para fora, esfrega os olhos após esforço visual, apresenta letras tortas e grandes demais para a idade, falta de atenção nas aulas, quando vai escrever, se aproxima muito do caderno, esfrega o olho constantemente.

Fonte: Equipe Filhos&Cia.
Por Marcela França

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha