Publicidade
Sexta-feira, 15/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

A icterícia

Outra situação muito comum em neonatologia é a icterícia. Suas causas são variadas. A mais comum é a chamada fisiológica (natural ou normal) e seu tratamento, muito simples, é o banho de sol, em casa, como visto anteriormente. Os bebês PIG e os prematuros são  os mais sujeitos à icterícia fisiológica.

Quando há incompatibilidade entre o sangue da mãe e do bebê, seja no grupo (mãe com sangue tipo O e bebê tipo A ou B) ou no fator Rh (mãe com sangue Rh negativo e bebê Rh positivo) o nível da icterícia pode ser bem mais elevado. Nestes casos o tratamento é hospitalar e vai desde o banho de luz (fototerapia) podendo chegar até a troca de sangue (ex-sanguíneo transfusão), dependendo da gravidade.

O diagnóstico, acompanhamento e tratamento destes casos mais severos é muito importante pois em certas condições e acima de determinados níveis sangüíneos a bilirrubina pode se depositar no cérebro vindo a prejudicar o desenvolvimento futuro dessa criança.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha