Publicidade
Sabado, 23/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

Qual a melhor posição para colocar o bebê no berço?

Uma pergunta simples, cuja resposta também já foi simples. Mas que recentemente tornou-se mais complicada.

Durante décadas pediatras no Brasil e em todo mundo orientaram as mães a colocarem seus bebês de bruços, de barriga para baixo no berço.

Porém estudos realizados nos últimos anos comprovaram a existência de uma relação entre a posição de bruços e a ocorrência da síndrome da morte súbita no berço (SMS). Nela um bebê aparentemente sadio morre dormindo, sem que se consiga estabelecer uma causa definida. Sabe-se apenas que alguns fatores são predisponentes, entre eles pais fumantes, baixo nível socioeconômico e a posição de bruços.

Nos Estados Unidos esta síndrome é a principal causa de morte de bebês entre 1 mês e 1 ano de idade. A posição de bruços foi contra-indicada desde os primeiros anos da década de 90. Uma campanha nacional liderada pela Academia Americana de Pediatria foi lançada há poucos anos e nesse período conseguiu reduzir em 40% a incidência da SMS. Para os americanos todo bebê saudável deve ser colocado para dormir de barriga para cima.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) manifestou-se também recentemente através de documento científico do Comitê de Neonatologia. Segundo a SBP a posição de bruços deve ser evitada, sendo preferível a posição de barriga para cima, ou de lado.

Entretanto há casos especiais, como o de crianças com refluxo, por exemplo,  em que se poderá optar pela posição de bruços. Portanto somente o pediatra da criança poderá indicar o melhor nos casos específicos.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha