Publicidade
Sexta-feira, 15/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

O que é a moleira do bebê?

Existem duas “moleiras” (ou fontanelas, o nome científico). Uma na parte da frente da cabeça e outra menor, na parte de trás. São espaços abertos entre alguns ossos do crânio, cuja função é permitir o crescimento do cérebro e portanto da cabeça.

 O exame da fontanela traz muitas informações importantes ao pediatra, através da análise do seu tamanho e da sua “tensão”. A fontanela normal é plana ou ligeiramente baixa, podendo pulsar ou não. Uma fontanela muito baixa pode significar que o bebê necessita tomar liquido; já a fontanela abaulada (formando um “calombo” para cima) pode significar problemas mais sérios, principalmente se acompanhada de sintomas como febre ou vômitos.

 A fontanela posterior pode já estar fechada ao nascimento ou fechar nos primeiros meses de vida. A anterior fecha ao redor de 1 ano de idade. O crescimento do crânio é acompanhado mensalmente pelo pediatra no primeiro ano de vida, através da medida do perímetro cefálico.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha