Publicidade
Domingo, 24/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 2 a 6 anos

As melhores dicas de desenvolvimento, saúde, educação, comportamento e entretenimento para os pequenos.

Como educar a criança para dormir bem – parte I

“Meu filho está me dando muito trabalho para dormir”

“Meu filho acorda várias vezes durante a noite”

“Tenho que dormir na cama do meu filho toda noite!”

“Meu filho só dorme na cama do casal”

“Meu filho só dorme depois da meia noite e acorda quase meio-dia!”

“Meu bebê dorme o dia todo e durante a noite fica acordado, brincando”

Só quem já passou por alguma dessas situações, sabe como é difícil conviver diariamente com esse problema. Para resolvê-los ou para evitar que eles ocorram, é preciso educar as crianças para dormirem bem.

Os recém-nascidos dormem a maior parte do tempo. Com o decorrer dos primeiros meses, o período de alerta (tempo que o bebê fica acordado) vai aumentando e o tempo de sono vai diminuindo. Após os primeiros meses ele já deve dormir a noite toda e tirar duas sonecas curtas, uma de manhã e outra à tarde. Se dormir demais durante o dia, corre o risco de “trocar” o dia pela noite.

Os bebês costumam acordar para mamar durante a noite até os três ou quatro meses de idade, pois têm fome e necessitam engordar. Após essa idade a mamada noturna torna-se desnecessária e até prejudicial.

Tolera-se que o bebê durma no quarto dos pais, em berço próprio, até seis meses de idade. Porém jamais se deve acostumar a criança a dormir na cama dos pais. Após esta idade, deve passar para seu próprio quarto.

Também não é recomendável que os pais durmam na cama ou no quarto da criança. São maus hábitos que trazem perda de privacidade e perturbações, às vezes sérias, à vida do casal.

Para ensinar o bebê à dormir é preciso antes de tudo certificar-se de que a saúde dele está perfeita, já que existem problemas que podem causar distúrbios de sono. Isto pode ser feito através de uma consulta com o pediatra.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha