Publicidade
Segunda-feira, 25/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 2 a 6 anos

As melhores dicas de desenvolvimento, saúde, educação, comportamento e entretenimento para os pequenos.

Como educar a criança para dormir bem – parte II

Toda criança precisa de uma rotina pré-estabelecida para dormir, como já vimos. O horário deve ser fixado e obedecido rigorosamente. Mesmo nos finais de semana não se deve fugir muito do esquema. A criança deve dormir no máximo as vinte e uma ou vinte e duas horas e acordar cedo, às oito horas, por exemplo. Televisão, videogame ou internet devem ter hora estabelecida para serem desligados.

Na hora de dormir deve existir um “ritual” a ser rigorosamente seguido todos os dias, como vimos no capítulo de hábitos saudáveis. Depois da história, um golinho de água para matar aquela sede súbita da criança, um beijinho e boa noite!

O ritual não deve ser longo e uma vez terminado, não deve ser repetido ou reiniciado em hipótese alguma. A maioria das crianças vai tentar uma manobra para “espantar” o sono – seja firme! Nessa hora o pai ou mãe podem ficar por perto ainda durante um tempo, mas sem dar atenção direta à criança. Ótima ocasião para ler aquele extrato bancário ou aquele artigo que não pôde ser visto durante o dia…

Claro que este ritual é apenas uma sugestão, cada criança e cada família devem criar o seu, o importante é cumpri-lo diariamente.

Se a criança acordar durante a noite, não deve ser alimentada, exceto nos primeiros três ou quatro meses. E nem retirada do berço, mesmo que chore. No máximo dar a ela um golinho de água e um “cafuné” na cabeça. Vale a dica de ficar perto durante alguns minutos, sem dar atenção direta à criança. Que tal aproveitar para separar a roupa que vai ser usada no dia seguinte?

Às vezes são necessários vários dias ou até semanas para que o esquema comece a funcionar. Caso haja alguma dificuldade inicial, não desanime! Depois de tudo estabelecido, e funcionando, o ganho em qualidade de vida para toda a família valerá a pena!

A criança precisa ser educada para dormir. Crie um ritual bem gostoso para ser repetido todos os dias.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha