Publicidade
Sexta-feira, 15/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

Um recém-nascido pode ter febre? Como medir a temperatura do bebê?

Considera-se a temperatura axilar como normal até 37 graus centígrados. Acima disso chama-se febrícula, e a partir de 38 graus febre propriamente dita.

É muito raro que o recém-nascido tenha febre mesmo na presença de infecções. Porém, nos primeiros dias de vida, quando a amamentação ainda não está bem estabelecida, é comum que um bebê muito agasalhado apresente temperatura entre 37 e 38 graus.

Para que se possa medir a temperatura com mais exatidão é necessário deixar o bebê peladinho durante alguns minutos. Se mesmo assim a temperatura continuar acima dos 37 graus  deve-se dar um pouco de água, usando-se para isso uma colherinha, jamais chuca ou mamadeira! Isto é muito importante especialmente para aqueles que vivem em regiões muito quentes, particularmente nos meses de verão.

A maneira mais comum de medir a temperatura dos bebês no Brasil é através da temperatura axilar. Os melhores termômetros são os digitais que têm a vantagem de serem mais rápidos e precisos e hoje já estão mais baratos.

Um cuidado a ser tomado é secar bem axila antes de colocar o termômetro e deixar o bebê sem roupas durante alguns minutos.

Existem também atualmente termômetros que fazem a leitura instantânea da temperatura da membrana timpânica. São parecidos com os aparelhos usados pelos médicos para examinar os ouvidos e tem a vantagem de serem muito rápidos. São mais utilizados nos consultórios e hospitais.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha