Publicidade
Domingo, 19/11/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Gestantes

Esta seção vai ajudar as gestantes a entenderem melhor o milagre da gravidez

Obesidade na gestação e a atividade física

A gestante obesa é uma heroína , pois há mais dificuldade de uma mulher obesa engravidar que uma mulher com peso normal. Pesquisas tem demonstrado que quanto maior o Índice de massa corporal (IMC – relação entre peso e estatura) maior o risco de infertilidade. Uma mulher com IMC acima de 30 (considerada obesa) tem 2,7% mais risco de ser infértil.  Um dos fatores são ovários policísticos, comum entre as mulheres obesas. Quando a uma mulher obesa engravida tem maior risco de abortamento (2,5 a 3,7% ).

Infelizmente a obesidade na gravidez está associada à problemas como diabetes gestacional e síndromes hipertensivas , maior número de cesáreas, infecções no pós parto e bebês com peso acima de 4 quilos (macrossomia), defeitos neurais e obesidade infantil.

Por este motivo que o aumento da atividade física e uma alimentação adequada são fatores determinantes para mulheres obesas que querem engravidar.

Estudos relatam que a determinação em emagrecer aumentam a possibilidade da mulher engravidar espontâneamente, além de diminuir o risco de abortos,  diabetes gestacional e pré-eclâmpsia na gestação.

Outro fator importante é  a continuidade desta prática saudável no pós parto que faz com que as mulheres tenham menor retenção de peso, ou seja, retornam ao peso anterior à gravidez.

Desta forma, o estilo de vida é determinante para uma gestação saudável. Assim, mulheres com excesso de peso, devem se preparar para engravidar, aumentando o gasto energético diário (fazendo exercícios físicos) e melhorando a alimentação.

Fonte: Barros MC e Lopes MA. Pratica de atividade física na gravidez e pós parto. IN: Lopes MA e Zogaib AF. Atividade na gravidez e pós parto. Ed Roca, 2010.

Drª Valéria Almeida
Professora de Educação Física

 

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha