Publicidade
Sabado, 23/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

O que é o “sapinho”?

O “sapinho” é uma infecção da boca causada por um fungo chamado monília. Por isto o “sapinho” é também chamado de monilíase oral. Este fungo existe em toda parte, como o ar, as mãos e também a boca das pessoas.

Normalmente ele vive em equilíbrio com o organismo humano e só vai causar doença se houver uma queda da imunidade. E é exatamente o que ocorre com o recém-nascido, que tem poucas defesas contra as infecções.

Caracteriza-se pelo aparecimento de manchas brancas, cremosas, sobre uma base avermelhada e que podem atingir as gengivas, bochechas, céu-da-boca e a garganta. Não se deve confundir o “sapinho” com as “pérolas de Epstein”, algumas bolinhas  brancas e duras que aparecem no céu-da-boca do recém-nascido e que são normais.

O tratamento mais moderno consiste na administração de medicamentos por via oral e dispensa limpezas enérgicas e traumáticas da boca. Bicos de chupeta ou mamadeira e todos os objetos que entrarem em contato com a boca do bebê devem estar sempre bem limpos, lavados e fervidos.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha