Publicidade
Segunda-feira, 25/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

O desmame – parte I

O leite materno é o alimento ideal para o bebê até os seis meses de idade, não sendo necessário qualquer outro elemento. Salvo nos casos em que o aleitamento não é possível ou em situações especiais, nas quais o pediatra indicará a melhor alternativa.

 O aleitamento traz inúmeras vantagens para a mãe e o bebê. É de graça, está sempre pronto e disponível, aumenta as defesas imunológicas, protege contra infecções, entre outras. E, é claro, alimenta!

 Além disso, um forte vínculo psicológico se estabelece entre a mãe que amamenta e o bebê que mama o peito. Estas crianças costumam ser mais seguras, calmas e tranqüilas  do que as que mamam mamadeira.

 O desmame deve começar de forma gradual, com a introdução de novos alimentos, a partir do quinto ou sexto mês de vida.  Estes alimentos tem a função de fornecer novos nutrientes e de ensinar a criança a mastigar e engolir. A mastigação e a deglutição exercem um papel importante no desenvolvimento das estruturas da região, influenciando diretamente as funções da fala.

 Normalmente, com um ano de idade, a criança já almoça e janta, come frutas e outras sobremesas e passa a ter uma alimentação variada, como a dos demais componentes da família. A necessidade do leite diminui bastante, ficando as mamadas restritas a alguns “momentos especiais” do dia.

E até quando uma mãe deve amamentar, qual a idade ideal para desmamar o bebê? A resposta clássica é: o aleitamento deve ser mantido enquanto mãe e filho quiserem, enquanto for prazeroso para ambos. Sei que esta resposta é bastante vaga, e do ponto de vista prático,  a minha opinião é de que o aleitamento deve ser mantido pelo menos até um ano de idade, quando possível.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha