Publicidade
Sexta-feira, 15/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

O bebê está com a pele amarelada. O que significa?

Esta é a chamada icterícia. Ela aparece devido a um acúmulo no sangue do bebê de uma substância amarelada chamada bilirrubina, que pode se depositar em vários tecidos do organismo. Nos locais visíveis como a pele e os olhos, fica evidente a cor amarelada. As causas são variadas e a mais comum é a fisiológica (natural ou normal).  O seu tratamento, muito simples é o banho de sol, em casa.

 Tratamentos tradicionais prescritos pelas comadres, como tomar água mineral ou o uso de banho de picão são completamente inócuos. Na verdade a icterícia fisiológica desaparece sozinha, e o banho de sol apenas apressa a cura.

 O pediatra deve acompanhar atentamente os bebês com icterícia, principalmente quando ela demora a desaparecer, passando de dez ou quinze dias de vida. Nestes casos, a realização de exames complementares pode ser necessária.

A icterícia pode ter outras causas, como a incompatibilidade sangüínea entre mãe e filho.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha