Publicidade
Domingo, 24/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 2 a 6 anos

As melhores dicas de desenvolvimento, saúde, educação, comportamento e entretenimento para os pequenos.

Hábitos saudáveis II – O Entretenimento

O lazer não deve ficar restrito ao uso de televisão, internet e videogame, que deve ser moderado e controlado. Ensine e estimule o gosto por atividades diferentes, como teatro, cinema, música, leituras, etc. Mas sempre de boa qualidade. Apesar de alguns acharem engraçadinho uma criança dançando uma “dança da bundinha”, seus efeitos prejudiciais vão muito além do simples mau-gosto.

O uso excessivo de videogames, televisão ou computadores pode levar a um acúmulo de tensão. Hoje em dia é cada vez mais comum a ocorrência de úlceras, gastrite e até pressão alta em crianças. Roer unhas pode ser um sinal precoce de tensão acumulada. Andar descalço e exercitar atividades de manipulação, como massinhas ou argila podem ajudar a aliviar essa energia.

Outro hábito saudável é a prevenção de acidentes. Os principais acidentes que ocorrem na infância são sempre os mesmos, assim conhecendo-os é possível preveni-los. Converse a respeito disso com seu pediatra, que poderá fornecer relevante material. A Sociedade Brasileira de Pediatria mantém uma campanha permanente de prevenção de acidentes, cujo lema é “Fique por perto”! Ou seja, a maneira mais eficiente de evitar os acidentes é nunca deixar as crianças sozinhas, sem a supervisão de um adulto, mesmo que por breves momentos.

Atividades esportivas são sempre bem-vindas. Qual o melhor esporte? É aquele que a criança gosta e escolheu por vontade própria. E que é adequado à idade dela e praticado sem exageros.

A rotina é importante também para os estudos. Estabeleça um local tranqüilo (sem televisão ligada), com horário fixo e método definido. Faça seu filho cumpri-los rigorosamente. Isto irá ajudá-lo a completar todas as suas obrigações de maneira mais fácil.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha