Publicidade
Sabado, 23/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 2 a 6 anos

As melhores dicas de desenvolvimento, saúde, educação, comportamento e entretenimento para os pequenos.

Estímulos e oportunidades II

As principais fontes de estímulos das crianças hoje são a televisão, o videogame e a internet. E geralmente usados de forma abusiva. Cuidado com eles. Não se trata de proibir essas atividades, pois isto seria como tentar tirar a criança do mundo a que pertence. Afinal, estamos no século XXI… Mas sim de manter estas atividades sob controle, fazendo um balanço equilibrado com as brincadeiras tradicionais.

As desvantagens da televisão são bem conhecidas. Ela é uma péssima babá, pois expõe a criança a horas seguidas de violência, sexo e consumismo. Mesmo nos horários infantis. Um dos resultados negativos, que vemos diariamente nos consultórios, é a erotização precoce. São meninas de oito ou nove anos maquiadas, já menstruando e vestidas com roupas provocantes. Ou ainda, meninos da mesma idade tendo incontroláveis ereções ao assistirem a certos programas infantis(!).

A internet é fantástica. É uma atividade que os adultos precisam aprender e dominar para poderem acompanhar os filhos. Ela tem tudo, absolutamente tudo que o ser humano tem de bom ou de ruim. Nela a criança pode fazer uma pesquisa para o trabalho de ciências, ou aprender a fazer uma bomba. Ou ainda visitar sites nazistas. Pode conversar com seus colegas de escola, ou, sem saber, com um membro de uma rede de pedofilia.  Como ela transforma o computador em uma porta aberta para o mundo, cabe aos adultos fiscalizarem por onde seus filhos estão andando.

Para isso, podem ser usados vários programas de controle, que vão exigir do adulto um certo conhecimento de informática e internet. Se você ainda não domina o computador, não perca tempo. Aprenda com seu filho, ou melhor ainda, antes dele! Ensine as regras de segurança e educação na internet, como jamais fornecer dados pessoais nas salas de bate-papo ou por e-mail. Afinal, quem pode saber quem é de fato a pessoa do outro lado? Ensine-o também a jamais ofender ou prejudicar alguém. A internet, ao contrário do que muitos pensam, não é anônima, é fácil localizar a origem das mensagens ou ligações.

O videogame é um brinquedo divertido e estimulante, mas geralmente usado em excesso. Para evitar problemas basta controlar o tempo que a criança dedica a ele. Estabeleça um número razoável, como quarenta e cinco minutos por dia, por exemplo.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha