Publicidade
Domingo, 24/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Crianças de 7 a 12 anos

As melhores dicas reunidas, desde a fase dos "porquês" até a pré-adolescência.

Estímulos e oportunidades I

Para se desenvolver bem, todo ser humano precisa desta dupla: estímulos e oportunidades. Estímulos, para vencer todas as barreiras e desafios que a vida normalmente impõe. E oportunidades para poder realizar essas conquistas. Para aprender a engatinhar, por exemplo, um bebê necessita de oportunidade. Que neste caso significa ser colocado em uma superfície firme, ampla e segura (no chão). E de estímulos para realizar o movimento, o que pode ser fornecido através de brinquedos atraentes e coloridos colocados próximos, ao alcance dos olhos, mas longe das mãos do bebê.

As pessoas estão bem conscientes, provavelmente até em excesso, quanto à necessidade de estimulação. O que se vê em geral é um exagero, com crianças sendo hiper-estimuladas a realizarem tarefas inapropriadas para suas idades. Não confunda estimulação saudável com agenda lotada, com judô, balé, natação, inglês, etc. Se for o caso, deixe que a própria criança escolha uma atividade de que ela goste! Não queime etapas, deixe a criança viver bem sua infância.

Não se esqueça de que entre as mais básicas necessidades da criança está o brincar. A infância, antes de tudo, deve ser divertida!

Infelizmente, as formas tradicionais de estimular e brincar foram sendo esquecidas e abandonadas. Cantar, dançar, desenhar, pintar, ouvir histórias, as brincadeiras tradicionais como amarelinha, esconde-esconde… Estas saudáveis atividades precisam ser recuperadas. Eu sei, o tempo é curto… Mas use seu escasso tempo nestas e em outras brincadeiras que você mesmo inventar, e o resultado será muito positivo para todos. Ensine ao seu filho o gosto pela leitura, dê a ele desde pequeno, livros atraentes, ilustrados e coloridos. Como sempre, dê o exemplo: você costuma ler livros?

Um animalzinho de estimação é uma excelente fonte de estímulos, educação e companhia para a criança. Ajuda a desenvolver ótimas qualidades.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha