Gestantes
Esta seção vai ajudar as gestantes a entenderem melhor o milagre da gravidez
Diabetes gestacional e atividades físicas
Diabetes gestacional (DG) é a intolerância á glicose durante a gestação. Cerca de 2,4 a 7,2% das gestantes apresentam a DG, sendo que é mais comum manifestar-se entre as 24 e 28ª semana da gravidez. Durante a gestação são produzidos muitos hormônios que provocam dificuldade na ação da insulina, fazendo com que a glicose não seja o utilizada totalmente, provocando o aumento de glicose no sangue (hiperglicemia).
As mulheres com mais de 25 anos, acima do peso ou obesas, hipertensas e com histórico de diabetes na família, tem maior risco para manifestar o DG.
O DG pode levar á gestante à pré-clâmpsia, infecção urinária, parto cesariano e risco de desenvolver diabetes tipo 2 após a gestação. O bebê pode nascer com mais de 4 quilos (macrossomia), aumentando o risco de obesidade e diabetes tipo 2 quando adultos.
O DG também aumentam o risco de mortalidade perinatal, principalmente quando a glicemia passa dos 250 ml/dl. Além disso cerca de 7 a 10% dos bebês de mães com DG nascem com problemas cardíacos ou renais.
O tratamento do DG inclui dieta e uso de insulina, pois os hipoglicemiantes orais podem levar à má formação fetal.
Os exercícios físicos são indicados no tratamento do diabetes melitus, juntamente com a dieta e medicamento. Há 25 anos foi aprovada a recomendação de exercícios para a gestante com DG, no entanto a escassez de pesquisas na área faz com que a maioria dos obstetras utilizem apenas a dieta e a insulina como tratamento.
Diversos estudo relatam que o exercício físico antes e durante a gestação diminuem o risco de diabetes gestacional. Além disso, a prática de exercícios por gestantes com DG promove a diminuição da quantidade de insulina utilizada no tratamento.
O exercício físico também pode ser utilizado para a prevenção do DG, pois aumenta o gasto calórico diminuindo o ganho de peso e mantém a glicose nos níveis normais. Além de produzir bem estar, melhora do humor, aumento da auto estima e auto imagem, melhora da postura e diminuição da pressão arterial, entre outros benefícios.
Assim, vemos que o exercício físico é importante antes e durante a gestação para prevenir e tratar o DG.
A equipe multidiciplinar com obstetra, nutricionista e o profissional de educação física se faz necessária para o atendimento da mulher gestante com maior risco ou com o DG.
Texto baseado no artigo:Vancea DMM. Exercícios fisicos na prevenção e tratamento da Diabetes gestacional. Revista Saúde e Pesquisa. 2009; 2(2);249-
Drª Valéria Almeida
Professora de Educação Física
Artigos Relacionados
- Pais
- De uma mãe que trabalha para uma mãe dona de casa
- Resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais com roupagem atual
- Queijo de Iogurte
- Dicas preciosas para ajudar no início da amamentação
- Como prevenir e tratar as câimbras durante a gravidez através dos alimentos
- Como o bebê aprende
- A Educação Infantil não é um sofrimento para as crianças pequenas é o alicerce da vida adulta
- Waffle
- O nascimento de um bebê com deficiência
- Filho com necessidades especiais: escola x família
- Conflito pais x adolescentes
- Atividades extracurriculares
- O estresse infantil
- Bases para um diálogo com jovens