Publicidade
Sexta-feira, 15/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Gestantes

Esta seção vai ajudar as gestantes a entenderem melhor o milagre da gravidez

Diabetes gestacional e atividades físicas

Diabetes gestacional (DG) é a intolerância á glicose durante a gestação. Cerca de 2,4 a 7,2% das gestantes apresentam a DG, sendo que é mais comum manifestar-se entre as 24 e 28ª semana da gravidez. Durante a gestação são produzidos muitos hormônios que provocam  dificuldade na ação da insulina, fazendo com que a glicose não seja o utilizada totalmente, provocando o aumento de glicose no sangue (hiperglicemia).

As mulheres com mais de 25 anos, acima do peso ou obesas, hipertensas e com histórico de diabetes na família, tem maior risco para manifestar o DG.

O DG pode levar á gestante à pré-clâmpsia, infecção urinária, parto cesariano e risco de desenvolver diabetes tipo 2 após a gestação. O bebê pode nascer com mais de 4 quilos (macrossomia), aumentando o risco de obesidade e diabetes tipo 2 quando adultos.

O DG também aumentam o risco de mortalidade perinatal, principalmente quando a glicemia passa dos 250 ml/dl. Além disso cerca de 7 a 10% dos bebês de mães com DG nascem com problemas cardíacos ou renais.

O tratamento do DG inclui dieta e uso de insulina, pois os hipoglicemiantes orais podem levar à má formação fetal.

Os exercícios físicos são indicados no tratamento do diabetes melitus, juntamente com a dieta e medicamento. Há 25 anos foi aprovada a recomendação de exercícios para a gestante com DG, no entanto a escassez de pesquisas na área faz com que a maioria dos obstetras utilizem apenas a dieta e a insulina como tratamento.

Diversos estudo relatam que o exercício físico antes e durante a gestação diminuem o risco de diabetes gestacional. Além disso, a prática de exercícios por gestantes com DG promove a diminuição da quantidade de insulina utilizada no tratamento.

O exercício físico também pode ser utilizado para a prevenção do DG, pois aumenta o gasto calórico diminuindo o ganho de peso e mantém a glicose nos níveis normais. Além de produzir bem estar, melhora do humor, aumento da auto estima e auto imagem, melhora da postura e diminuição da pressão arterial, entre outros benefícios.

Assim, vemos que o exercício físico é importante antes e durante a gestação para prevenir e tratar o DG.

A equipe multidiciplinar com obstetra, nutricionista e o profissional de educação física se faz necessária para o atendimento da mulher gestante com maior risco ou com o DG.

Texto baseado no artigo:Vancea DMM. Exercícios fisicos na prevenção e tratamento da Diabetes gestacional. Revista Saúde e Pesquisa. 2009; 2(2);249-

Drª Valéria Almeida
Professora de Educação Física

 

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha