Publicidade
Quarta-feira, 13/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

Devo telefonar para o pediatra quando tiver dúvidas?

Se suas dúvidas puderem esperar, anote-as e faça uma lista para levar na próxima consulta. Se não, procure observar o bom senso e ligar de preferência para o consultório durante o horário comercial. Se ele não puder atender imediatamente (pois geralmente está em consulta) deixe seu número e um resumo de sua dúvida, que ele retornará a ligação assim que possível. Se demorar um pouco, tenha paciência: todo pediatra termina seu dia no consultório com uma lista de telefonemas para dar…

Antes de ligar, tenha à mão papel e lápis para anotar as instruções ou eventuais medicamentos prescritos.

Outra coisa importante: identifique-se com seu nome completo, bem como de seu bebê e procure citar algum fato que ajude seu médico a se lembrar de seu filho. Isto é necessário porque geralmente há muitos bebês com o mesmo nome, seguindo a “moda” do momento. Além do mais, no caso de um recém-nascido ainda não houve tempo do pediatra se habituar ao bebê ligando o nome com a criança. É muito difícil atender ao telefone e ouvir apenas “aqui é a mãe do Mateus”, quando você tem muitos Mateus como pacientes…

Quando se trata do primeiro filho é normal que haja muitas ligações. No segundo filho os telefonemas geralmente diminuem, e a partir do terceiro filho, quando a mãe liga é porque o caso é sério! Esta brincadeira ilustra o fato de que a insegurança e desinformação são normalmente maiores no primeiro filho e diminuem naturalmente com a experiência adquirida com o aumento da família.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha