Publicidade
Sabado, 23/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

Devo dar chupeta para meu filho?

Como dissemos antes os bebês não necessitam de chupetas, com raras exceções.

 E a primeira exceção é a dos bebês que têm uma necessidade de sucção exagerada. Geralmente são meninas, que nascem com peso normal ou até elevado. Elas  mamam o tempo todo e depois vomitam. Apesar disso sua curva de ganho de peso é acima do normal.

Nesta situação recomenda-se o uso de chupeta na tentativa de satisfazer a necessidade de sucção da criança, sem que ela mame excessivamente. O bebê deve ser colocado despido diretamente em contato com a pele da mãe na hora de mamar, procurando mantê-lo bem tranqüilo.

A outra exceção, menos comum, é dos bebês que devido a problemas especiais, como certas síndromes genéticas, têm flacidez da musculatura da boca ou da língua. A chupeta obriga a criança a exercitar estes músculos fortalecendo-os, como se fosse uma fisioterapia.

Em ambos os casos deve ser dada preferência à chupeta ortodôntica.

Fora destas exceções, deve-se evitar ao máximo o uso de chupeta pois além de ser desnecessária pode tornar-se prejudicial. Os bebês que mamam o peito são geralmente os que menos gostam de chupeta.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha