Crianças de 2 a 6 anos
As melhores dicas de desenvolvimento, saúde, educação, comportamento e entretenimento para os pequenos.
Dê o exemplo!
Na minha infância, há muuuitos anos, eu ouvia freqüentemente os adultos dizerem: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.” Era uma atitude comum naquela época, em que se acreditava que atitudes autoritárias e “broncas” severas eram suficientes para educar bem as crianças.
Hoje sabemos que não é assim. As crianças não aprendem e nem se educam ouvindo discursos. Elas aprendem observando os adultos, e copiando seu comportamento.
É através dos exemplos, especialmente aqueles dados por pai e mãe, que a criança vai moldar sua personalidade. Antes de exigir de seu filho um determinado comportamento, esteja certo de que você pratica essa mesma atitude.
Você quer que seu filho atravesse a rua sempre com cuidado, na faixa de segurança, com o semáforo aberto para ele, observando com atenção o tráfego, não é?
Mas qual o exemplo que você dá? Você atravessa fora da faixa “porque não está vindo nenhum carro” ou passa com o farol vermelho porque “este semáforo é muito demorado” e você está com pressa? Pois tenha certeza de que é exatamente isso que seu filho vai aprender com você, e é o que ele vai fazer pelo resto da vida.
A criança aprende o que vê, o que vivencia, e não o que simplesmente escuta. E o que se aprende na infância, é o que se vai ser quando adulto.
Você certamente quer que seu filho escove os dentes toda vez que se alimenta. E quantas vezes você escova os seus durante o dia? Quer que ele se alimente de forma saudável, que coma muitas verduras. E você, o que come? Você deseja que seu filho não fume, não beba e não use drogas. Então, dê o exemplo…
Nunca minta para seu filho. Nem mesmo pequenas mentiras, como dizer que vai levá-lo para passear e na verdade vai levá-lo para a consulta médica… “Ah, mas ele chora muito…” Neste caso, se você mentir, no fim ele vai chorar do mesmo jeito. E ainda vai aprender duas coisas indesejáveis: primeiro, que sua mãe (ou pai) são mentirosos. Segundo, que mentiras são justificáveis. De qualquer forma, vai perder a confiança nos pais.
Se você quer ensinar seu filho a dizer sempre a verdade, enfrentando as conseqüências disso, faça o mesmo. Diga a verdade, de forma apropriada para a idade e capacidade de compreensão da criança.
Lembre-se de usar com freqüência aquelas fantásticas palavras mágicas: por favor, desculpe, obrigado, com licença, a senhora primeiro. Você terá grande prazer quando seu filho começar a usá-las também.
Educar bem um filho exige, na maioria das vezes, uma sofrida e difícil reeducação dos pais. Maus hábitos antigos e sedimentados precisam ser modificados, a duras penas.
Artigos Relacionados
- Pais
- De uma mãe que trabalha para uma mãe dona de casa
- Resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais com roupagem atual
- Queijo de Iogurte
- Dicas preciosas para ajudar no início da amamentação
- Como prevenir e tratar as câimbras durante a gravidez através dos alimentos
- Como o bebê aprende
- A Educação Infantil não é um sofrimento para as crianças pequenas é o alicerce da vida adulta
- Waffle
- O nascimento de um bebê com deficiência
- Filho com necessidades especiais: escola x família
- Conflito pais x adolescentes
- Atividades extracurriculares
- O estresse infantil
- Bases para um diálogo com jovens