Publicidade
Quarta-feira, 13/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

A higiene dos ouvidos e genitais

A limpeza do ouvido

Para esta limpeza pode-se usar as hastes flexíveis com algodão, mas somente para limpeza das dobrinhas externas das orelhas. Nunca limpar dentro dos ouvidos pois a cera neles existente tem uma função de proteção. A tentativa de retirá-la é desnecessária e prejudicial.

Os genitais – menino e menina 
Limpeza, sangramentos, fimose, hérnias

A região dos genitais traz sempre preocupação para os pais. São dúvidas em relação às características da região e à sua limpeza. As famílias têm dificuldade em saber o que é normal e o que não é.

No menino, o prepúcio é firmemente aderido à glande. Isto não significa fimose, que só pode ser diagnosticada após alguns meses. No primeiro mês basta limpar externamente o genital nas trocas de fraldas e no banho.  A manobra de descolamento progressivo do prepúcio, popularmente chamada de “massagem” é atualmente contra-indicada pelos especialistas.

Existem algumas alterações que podem aparecer no saquinho do recém-nascido. A hérnia inguinal ou escrotal  caracteriza-se por um abaulamento na região que surge quando a criança chora, e desaparece quando o choro cessa. Este tipo de hérnia só se resolve com cirurgia, que pode ser programada para quando o bebê tiver mais peso, por volta de uns 10 quilos. Entretanto, se a hérnia ficar encarcerada (o abaulamento não desaparece quando o choro cessa), é preciso consultar imediatamente o médico, pois poderá ser necessária uma cirurgia de emergência.

Outro problema é a hidrocele, um acúmulo de água no saquinho que o deixa maior e mais cheio.  Na maioria dos casos a cura é espontânea, mas  as vezes é necessária uma cirurgia para sua correção.

Em alguns meninos um ou os dois testículos podem não estar presentes no saquinho ao nascimento, deixando-o vazio. Isto pode ser normal, principalmente nos primeiros dias de vida e se corrigir espontaneamente. Mas pode também ser permanente e neste caso um tratamento com hormônios poderá resolver o problema. Se isto não ocorrer,  uma cirurgia deve ser feita oportunamente.

Na menina, a maior preocupação dos pais é em relação à limpeza. É claro que não se deve limpar internamente a vagina, mas a região entre os grandes e pequenos lábios pode e deve ser lavada retirando-se com cuidado eventuais sujeirinhas ali existentes. A saída de secreção, geralmente branca, pela vagina da menina recém-nascida é absolutamente normal. Pequenos sangramentos vaginais que ocorrem nos primeiros dias de vida também costumam preocupar os pais, mas são normais.

Também pode acontecer que  os pequenos lábios vão progressivamente se colando, de baixo para cima, chegando a fechar quase completamente a vagina. É um problema chamado sinéquia dos pequenos lábios e para sua correção o pediatra indicará massagens e uso de cremes. Raramente é necessário o tratamento cirúrgico.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha