Publicidade
Domingo, 17/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

A higiene do períneo – região das fraldas

A região do períneo (onde ficam as fraldas) é muito delicada e sujeita a ficar abafada, úmida, quente e ainda em contato com fezes e urina. Por este motivo são muito comuns as assaduras. Este é um termo genérico que engloba uma série de problemas que podem ocorrer ali, como a dermatite amoniacal (causada pela urina) ou a monilíase (uma infecção por fungos), entre outras.

Além disso, alguns produtos usados para a higiene dessa região também podem causar irritações. Assim, o melhor é procurar deixar o bebê sempre seco, trocando-o o mais rápido possível após evacuar ou urinar. Para a limpeza da região usar apenas água morna, lavando bem e secando em seguida, sem esfregar. O uso de um creme protetor ajuda a prevenir problemas, e seu pediatra poderá indicar um.

Se surgirem assaduras, uma forma simples e eficaz de tratá-las é aproveitar o horário do banho de sol, e deixar que este incida diretamente sobre o períneo, durante uns 5 minutos. O sol é um antibiótico natural e pode eliminar muitas assaduras. Este é mais um dos inúmeros efeitos benéficos do sol no organismo humano. Deixar a criança o máximo possível sem fraldas também ajuda.

Nos casos mais severos, será necessário o uso de medicamentos específicos, que seu pediatra orientará.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha