Publicidade
Quarta-feira, 13/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

A higiene da boca após as mamadas e a erupção dos primeiros dentinhos

Desde o nascimento a boca do bebê deve ser limpa após cada mamada, mesmo as noturnas. Isto inclui as gengivas, língua, parte interna das bochechas e dentes, se houver. Para isso pode-se usar uma ponta de fralda embebida em água morna.

Esta  limpeza traz vários benefícios como por exemplo evitar o “sapinho”. Mas o mais importante é o de criar um hábito que será de fundamental importância na prevenção de cáries e manutenção de uma saúde bucal perfeita para o bebê.

Com o crescimento do bebê, pode-se usar “dedeiras” apropriadas para esta limpeza.

Depois de um ano pode-se usar escovinhas próprias com uma quantidade bem pequena de creme dental infantil de boa marca. É importante o adulto dar o exemplo escovando sempre seus próprios dentes na presença da criança e procurando fazer deste momento uma brincadeira divertida.

A época e a ordem de nascimento dos primeiros dentinhos variam muito para cada bebê. Mas geralmente eles aparecem por volta de 6 meses de vida, sendo que os primeiros costumam ser os centrais inferiores.

Eles podem causar algum incomodo e até febrículas ou desarranjos intestinais leves, embora nem todos os pediatras concordem com isto. De qualquer forma, febres mais altas, persistentes, ou diarréias mais intensas devem ter suas causas cuidadosamente pesquisadas.

Não há maneira totalmente eficaz para combater este incomodo, mas um analgésico habitual, prescrito pelo médico, ou uma boa massagem das gengivas com a ponta dos dedos pode ajudar. O uso de mordedores deve ser feito com cuidado, escolhendo modelos seguros, atóxicos.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha