Bebês até 1 ano
Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!
Os cuidados com o umbigo – o curativo
O curativo do umbigo deve ser feito três a quatro vezes por dia, limpando-o com álcool a 70%, produto encontrado nas farmácias. Basta levantar o coto umbilical e limpar bem por baixo dele, usando hastes flexíveis com algodão embebidas no álcool.
Nos primeiros dias a flexibilidade do coto facilita o trabalho. Após dois ou três dias o coto umbilical torna-se mumificado, rígido, dificultando o curativo.
Cem por cento das mães têm medo de manipular o coto e não fazem corretamente o curativo. Temendo infundadamente machucar a criança, acabam por expô-la ao risco de uma infecção umbilical por falta de uma boa limpeza do local.
Pequenos sangramentos no umbigo, que sujam um pouco a fralda, são normais e não devem preocupar. Não é necessário usar gazes ou faixas para cobrir a região.
Quando o curativo é bem feito e o cordão não é muito grosso, o coto costuma cair por volta de sete dias de vida. Após a queda deve-se continuar passando o álcool a 70% por mais alguns dias.
As vezes a cicatrização após a queda não se dá completamente e forma-se um tecido chamado granuloma, que é alto, avermelhado e sangra com facilidade. Para tratá-lo bastam geralmente uma ou duas aplicações de nitrato de prata em bastão, procedimento feito pelo pediatra no próprio consultório.
Quando apesar dos cuidados (ou por falta deles) ocorrem infecções, usam-se antibióticos por via oral ou em forma de pomada.
Outro problema que pode surgir é a hérnia umbilical, que não tem relação com o curativo, pois a criança já nasce com ela. Caracteriza-se por um abaulamento do umbigo que aparece quando a criança chora. Geralmente só é percebida algum tempo após a queda do coto. Não requer tratamento na maioria das vezes, pois se resolve espontaneamente até 3 anos de idade. O uso de faixas ou moedas é absolutamente desnecessário, e pode até ser prejudicial, pois podem causar grandes irritações na pele e até infecções.
Artigos Relacionados
- Pais
- De uma mãe que trabalha para uma mãe dona de casa
- Resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais com roupagem atual
- Queijo de Iogurte
- Dicas preciosas para ajudar no início da amamentação
- Como prevenir e tratar as câimbras durante a gravidez através dos alimentos
- Como o bebê aprende
- A Educação Infantil não é um sofrimento para as crianças pequenas é o alicerce da vida adulta
- Waffle
- O nascimento de um bebê com deficiência
- Filho com necessidades especiais: escola x família
- Conflito pais x adolescentes
- Atividades extracurriculares
- O estresse infantil
- Bases para um diálogo com jovens