Publicidade
Sexta-feira, 18/04/2014
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

Olhos remelando – conjuntivite?

Existem diversas causas para este sintoma, muito comum nos recém-nascidos. A mais freqüente deve-se ao método de credeização, que consiste em pingar colírio de nitrato de prata para prevenção da conjuntivite gonocóccica. Como conseqüência pode haver uma conjuntivite química, com o aparecimento de secreção ocular. Bastam lavagens freqüentes com soro fisiológico para resolver o problema. Mas podem ocorrer também as conjuntivites bacterianas e neste caso a quantidade de secreção geralmente é bem maior, sendo necessário o uso de colírio a base de antibiótico, prescrito pelo pediatra.

Uma terceira possibilidade, também comum, é um estreitamento temporário do canal que drena as lágrimas dos olhos para o nariz, e que fica localizado junto ao canto interno do olho, na pálpebra inferior. Ocorre geralmente em um só olho, ao contrário das conjuntivites que costumam ser bilaterais. O sintoma mais comum é um lacrimejamento constante do olho, podendo haver secreção purulenta. Para desentupir esse canal é necessária uma massagem na região, orientada pelo pediatra. Este problema pode melhorar e depois reaparecer várias vezes durante os primeiros meses e só se curar completamente com o tempo, ao redor de 1 ano de idade. Raramente é necessária a cirurgia.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha