Publicidade
Sabado, 23/09/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

Cuidados de Rotina – Vitaminas e Banho de Sol

Um assunto controvertido é quanto ao uso de vitaminas. Embora seja aceito pela maioria que um bebê sadio que mama no peito e toma sol não necessita de complementação vitamínica, muitos pediatras optam por sua administração, especialmente das vitaminas A e D.
O uso de vitaminas é mais freqüente em prematuros, mas esta é uma decisão que fica a cargo de cada médico. Desaconselha-se absolutamente o uso de medicamentos que contenham flúor em cidades onde a água é fluoretada pois o acúmulo desta substância nos dentes (mesmo ainda em formação) é prejudicial. Pode até enfraquecê-los provocando uma doença chamada fluorose.
O banho de sol diário já foi uma unanimidade, considerado fundamental para a saúde do bebê e fazendo parte dos cuidados de puericultura obrigatórios. Porém posicionamentos recentes da Academia Americana de Pediatria e outros órgãos nacionais e internacionais questionam esta obrigatoriedade, frente aos possíveis malefícios do sol, a longo prazo, sobre as peles mais sensíveis. Recomendam, ao contrário, cuidados especiais de proteção da pele. Como no caso crianças de pele clara, sardas, ou com antecedentes familiares de câncer de pele. Acredita-se que a exposição diária casual ao sol já seria suficiente para obter os efeitos benéficos buscados pelo banho de sol diário.
Entretanto muitos pediatras ainda continuam a recomendar que o banho de sol deve ser diário, se possível. O horário ideal é antes das 10 horas da manhã ou após as 15 horas. A duração inicial é de 5 a 10 minutos aumentando gradativamente até 15 minutos diários. A criança deve tomar sol com o mínimo de roupa que a temperatura ambiente permitir, de forma que a maior área de pele seja exposta. Sob a ação do sol ela sintetiza a vitamina D natural, que tem inúmeros efeitos benéficos no organismo. Entre eles o aumento da resistência às infecções, fortalecimento ósseo e melhora do desenvolvimento geral.
A falta de vitamina D pode provocar uma doença chamada raquitismo, que causa importantes alterações no organismo e na saúde geral da criança. Raquitismo não é sinônimo de bebê magro ou desnutrido pois pode afetar qualquer criança, até as gordinhas.
Mas atenção! O sol que passa por qualquer tipo de vidro perde o efeito positivo pois os raios benéficos são filtrados nesse material.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha