Publicidade
Sexta-feira, 15/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

Cuidados de Rotina – Desenvolvimento neuro-psico-motor

Desenvolvimento neuro-psico-motor é a capacidade que o bebê tem de adquirir gradativamente novas habilidades. Seu acompanhamento é muito importante.
Um recém-nascido interage com o meio ambiente e com as pessoas principalmente através do tato e do som. O sentido da visão vai se aperfeiçoar mais lentamente mas a audição já é bastante desenvolvida ao nascimento. Um bebê com poucos dias de vida já é capaz de reconhecer a voz dos pais e de familiares próximos.
Nas primeiras semanas o bebê já é capaz de levantar a cabeça quando está de bruços. Acompanha com os olhos por pouco tempo o movimento de um objeto brilhante ou de uma pessoa. No final do primeiro mês sorri à aproximação de um rosto. Entretanto se um bebê nesta idade ainda não tem estas habilidades não significa necessariamente que haja algum problema. Há uma grande variação individual que deve ser levada em conta. Em situações especiais a avaliação deve ser ainda mais cuidadosa, por exemplo quando o bebê apresentou algum problema especial ao nascimento.
Na avaliação de um bebê prematuro deve ser descontado o tempo equivalente à prematuridade. Por exemplo, um bebê que nasceu um mês antes do tempo será avaliado aos dois meses como um bebê de um mês de vida, e assim sucessivamente até completar um ano de vida quando esta diferença desaparece.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha