Publicidade
Sexta-feira, 15/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Bebês até 1 ano

Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!

Alergia – Tem como prevenir?

 Os problemas de alergia afetam um número cada vez maior de crianças. Na minha família e do meu marido existem casos de rinite, bronquite e eczema (alergias na pele). O que pode ser feito, ainda durante o pré-natal, para prevenir estes problemas?

Nas famílias onde já existem casos deste tipo as chances do bebê vir a ter alergia são maiores. Alguns cuidados devem ser tomados desde já.

Se houver fumantes em casa, estes devem parar de fumar imediatamente, para que o ambiente fique livre gradativamente dos poluentes do cigarro. E não adianta dizer “eu não fumo dentro de casa”, pois a fumaça do cigarro impregna pele, cabelos, roupas, etc., e através deles o cigarro vem para casa e chega até o bebe.

Não vou nem falar da gestante que fuma, cujo feto fuma também passivamente através do cordão umbilical…

O quarto onde o bebê vai ficar deve ser preparado. Deve receber bastante sol, ter piso lavável, sem cortinas, carpetes ou tapetes, bichinhos de pelúcia, e tudo que possa juntar poeira ou umidade.

Especial atenção com a alimentação da gestante. Sua dieta deve ser bem balanceada, evitando o consumo abusivo de um só tipo de alimento. Determinadas proteínas de origem animal, como carne de peixe por exemplo, se consumidas excessivamente podem sensibilizar o feto ainda no útero, propiciando condições para o aparecimento de futuras alergias. Em quantidades moderadas e numa dieta equilibrada com outros nutrientes, estes alimentos são benéficos.

Em relação ao leite de vaca, a futura mãe não deve ingerir mais de 500 ml (dois copos) por dia. Já está provado que o leite de vaca ingerido pela gestante acima dessa quantidade pode aumentar a incidência de futuras alergias no bebe.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha